Experiência, percepção e affordances: o jornalismo em smartphones no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2017.19620Keywords:
Jornalismo, experiência, interfaces móveis.Abstract
Este artigo apresenta um mapeamento sobre estágios e variações em formatos e conteúdos de websites jornalísticos em interfaces móveis. Examinou-se estruturas e modelos de navegação, bem como design, linguagem e relação espacial, do ponto de vista da experiência do usuário, em 10 home pages de jornais impressos brasileiros publicados em versões para smartphones, entre novembro de 2014 e março de 2015. A partir de noções de experiência, percepção e affordances em tempos de convergência midiática, combinou-se recursos metodológicos qualiquantitativos, envolvendo testes humanos e de máquina. Uma das principais conclusões é que os veículos jornalísticos negligenciam, em seus formatos e conteúdos móveis, recomendações internacionais de melhores práticas para a interação de usuários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.