L’éphémère question des viols collectifs en France (2000-2002): étude d’une panique morale

Autores

  • Laurent Mucchielli Université de Versailles/Saint-Quentin en Yvelines

Palavras-chave:

Mídia, Moral, Violência, Sociologia.

Resumo

O artigo analisa um exemplo de “pânico moral” acontecido na França, no início dos anos 2000, a propósitode estupros coletivos. O autor lembra o contexto de medo coletivo frente aos jovens filhos de imigrantesmoradores dos subúrbios e suspeitos de praticar uma religião perigosa (o Islã), e ainda o contexto de umperíodo de eleições políticas nacionais. Ele analisa os mecanismos de propagação do pânico moral namídia e mostra que os meios de comunicação reforçaram o medo e o estigma desses moradores, territóriose religião. Finalmente, confronta a visão midiática dos estupros coletivos com as pesquisas em ciênciassociais que contradizem todos os argumentos do pânico midiático.

Biografia do Autor

Laurent Mucchielli, Université de Versailles/Saint-Quentin en Yvelines

Sociólogo, pesquisador do CNRS, professor na Université de Versailles/Saint-Quentin en Yvelines, diretor do Centre de Recherches Sociologiques sur le droit et les institutionspénales (CESDIP, UMR 8183).

Downloads

Como Citar

Mucchielli, L. (2015). L’éphémère question des viols collectifs en France (2000-2002): étude d’une panique morale. Logos, 14(1), 8–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15537