A cidadania nas interações comunicacionais e midiáticas das migrações contemporâneas em Porto Alegre e Barcelona

Autores

  • Denise Cogo USP

Palavras-chave:

Comunicação, Geografia, Cidadania

Resumo

A partir das noções de subjetividade, espaços de vida e movimentos sociais como definidoras das migrações contemporâneas, este artigo analisa as interações comunicacionais e midiáticas de migrantes latino-americanos e europeus em Barcelona e Porto Alegre nas suas relações com os processos de cidadania. A análise toma como base os dados de entrevistas como uma amostra de migrantes realizadas no marco da pesquisa de recepção sobre mídias e migrações desenvolvida pelos pesquisadores do Projeto Acadêmico Interuniversitário de Cooperação Internacional Brasil-Espanha e em materiais midiáticos sobre migrações reunidos na base de dados sobre o mesmo projeto (http://www.intermigra.unisinos.br).

Biografia do Autor

Denise Cogo, USP

Doutora em Ciências da Comunicação (USP), professora titular do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, em São Leopoldo, RS, Brasil, onde coordena o grupo de pesquisa Mídia e Multiculturalismo. Pesquisadora e consultora do CNPq, CAPES, FAPERGS e co-coordenadora do Projeto Acadêmico Interuniversitário de Cooperação Internacional Brasil-Espanha sobre mídias, migrações e interculturalidade financiado pela CAPES (Brasil) e MEC (Espanha).

Downloads

Como Citar

Cogo, D. (2015). A cidadania nas interações comunicacionais e midiáticas das migrações contemporâneas em Porto Alegre e Barcelona. Logos, 12(2), 24–37. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15269