Para uma reflexão sobre corpo, arte e mídia

Autores

  • Denise da Costa Oliveira Siqueira PPGC/ UERJ
  • Euler David de Siqueira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Comunicação, Sociologia

Resumo

Com a noção de fato social total, Marcel Mauss englobou a dimensão fisiológica, psicológica, social e cultural na análise do homem e de seu corpo. Partindo da idéia de que o corpo na arte e o corpo na mídia são totalidades plenas de cultura, o objetivo deste texto é explorar os conceitos de cultura, arte e dança com intuito de formular questões para uma pesquisa sobre corpo com foco na arte e na mídia contemporâneas.

Biografia do Autor

Denise da Costa Oliveira Siqueira, PPGC/ UERJ

Professora Adjunta do PPGC/ UERJ, da especialização em jornalismo cultural e da graduação. Doutora em Comunicação pela ECA/USP. Autora de Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena (Autores Associados, 2006) e de A ciência na televisão: mito, ritual e espetáculo (Annablume, 1999).

Euler David de Siqueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor adjunto do Mestrado em Ciências Sociais e da graduação em Turismo do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre e Doutor em Sociologia (IFCS/UFRJ). Graduado em Ciências Sociais (IFCH/UERJ).

Downloads

Como Citar

Siqueira, D. da C. O., & Siqueira, E. D. de. (2015). Para uma reflexão sobre corpo, arte e mídia. Logos, 13(2), 96–106. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15222