A dialética entre homem e máquina no cinema contemporâneo: De Kubrick a Spielberg, via Omega Man, Blade Runner e Dark City

Autores

  • Francisco Rüdiger PUC/RS

Palavras-chave:

identidade, cinema, rosto

Resumo

Pretendemos pensar a relação entre o rosto e a identidade posta em discussão primeiro pelo transplante facial realizado em Isabelle Dinoire, em 2005 e antecipada na ficção a partir do filme Face Off, de Ang Lee. O texto associa o filme com o romance Cabeças Trocadas, de Thomas Mann.

Biografia do Autor

Francisco Rüdiger, PUC/RS

Professor do programa em pós-graduação em comunicação da Pontifícia Universidade Católica do RIo Grande do Sul. Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo. Publicou recentemente Martin Heidegger e a questão da técnica (Sulina, 2006)

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Como Citar

Rüdiger, F. (2015). A dialética entre homem e máquina no cinema contemporâneo: De Kubrick a Spielberg, via Omega Man, Blade Runner e Dark City. Logos, 13(1), 51–67. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14968