Internet, imprensa e as eleições de 2002: pautando notícias em tempo real

Authors

  • Alessandra Aldé UERJ
  • Juliano Borges IUPERJ

Keywords:

Internet e eleições, jornais digitais, jornalismo eleitoral

Abstract

O artigo aborda as relações entre as campanhas eleitorais e a internet, a partir da análise da cobertura dada pelos jornais à agenda política originada pelos sites dos candidatos a presidente, em 2002. Analisamos as versões impressa e digital de O Globo e Jornal do Brasil, mostrando como a internet foi usada estrategicamente pelos candidatos para provocar notícias em tempo real que acabaram amplificadas pela mídia, reforçando ataques que, de outra forma, não teriam tido tanta visibilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alessandra Aldé, UERJ

Alessandra Aldé é doutora em Ciência Política, professora do Departamento de Teoria da Comunicação/ Faculdade de Comunicação Social (UERJ), pesquisadora associada do Doxa.

Juliano Borges, IUPERJ

Juliano Borges é doutorando emCiência Política, IUPERJ.

How to Cite

ALDÉ, Alessandra; BORGES, Juliano. Internet, imprensa e as eleições de 2002: pautando notícias em tempo real. Logos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 106–133, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14897. Acesso em: 12 may. 2025.

Issue

Section

Conexões transdisciplinares

Most read articles by the same author(s)