A menina árabe e os nossos poetas: ensaio sobre o multiculturalismo e o Brasil

Autores

  • George de Cerqueira Leite Zarur Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais

Palavras-chave:

Etnicidade, Identidade nacional, Multiculturalismo, Relações raciais.

Resumo

Este ensaio discute o multiculturalismo, sob o prisma do pensamento antropológico. A prática política do multiculturalismo é analisada a partir do caso da menina árabe, na França, proibida de usar as roupas tradicionais das mulheres mulçumanas na escola. A situação francesa é comparada com a norte-americana. Levanta-se a necessidade de limites éticos ao multiculturalismo e em sua base, ao próprio relativismo. São consideradas as relações do latino-americanismo e do brasilianismo, produzido nas universidades norte-americanas, com a identidade brasileira e a forma como se constrói a etnicidade no Brasil.

Biografia do Autor

George de Cerqueira Leite Zarur, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais

George de Cerqueira Leite Zarur é Economista e Antropólogo, Mestre em Antropologia (Museu Nacional), Ph.D. (University of Florida), Pós-doutorado (Harvard University). Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados para Ensino Superior, Ciência e Tecnologia; Pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais; Coordenador do Grupo de Trabalho Sobre Identidades na América Latina (CLASO).

Downloads

Como Citar

Zarur, G. de C. L. (2015). A menina árabe e os nossos poetas: ensaio sobre o multiculturalismo e o Brasil. Logos, 7(2), 42–51. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14799

Edição

Seção

Artigos