A construção de identidades e de subjetividades no ciberespaço

Autores

  • Alckmar Luiz dos Santos UFSC

Palavras-chave:

Ciberespaço, Hipertexto, Subjetividade.

Resumo

Este trabalho pretende discutir a construção de identidades móveis e de subjetividades provisórias a partir do texto eletrônico, levando em consideração duas variáveis fundamentais: a interatividade concreta e a capacidade interativa (manipulação de significantes em grandes quantidades e a grandes velocidades) das redes telemáticas. Pretende-se enfeixar a discussão dentro do conceito merleau-pontyano de sedimentação.

Biografia do Autor

Alckmar Luiz dos Santos, UFSC

Autor dos livros de poemas Retrato e percurso (1997) e Meu tipo inesquecível (1998), e do romance São Lourenço (2001), além de vários ensaios e capítulos de livros sobre literatura e filosofia. É coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística, da Universidade Federal de Santa Catarina. Com o artista plástico Gilberto Prado ganhou uma menção honrosa no Festival de Poesia Visual Joan Brossa, na Espanha, em 2000.

Downloads

Como Citar

dos Santos, A. L. (2015). A construção de identidades e de subjetividades no ciberespaço. Logos, 8(1), 7–14. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14765

Edição

Seção

Artigos