O cidadão e a política

Autores

  • Claudio Faria Marques UERJ

Palavras-chave:

Comunicação

Resumo

O livro A construção da política vai além das análises usuais dos meios de comunicação, procurando perceber de que forma os cidadãos interagem e se apropriam das mensagens para construir sentidos sobre o mundo público e orientar sua conduta política e eleitoral. Alessandra Aldé desafia o discurso convencional sobre o suposto efeito alienante da mídia, mostrando que existe forte correlação entre, de um lado, o alto consumo de notícias e fontes alternativas de comunicação e, de outro, uma concepção positiva da cidadania. Por isso, defende um maior pluralismo das informações disponíveis para pessoas que não têm a política como preocupação central, mas que buscam coerência e justificação para sua atitude política e seu voto. Nada mais justo.

Biografia do Autor

Claudio Faria Marques, UERJ

Jornalista, é mestrando em Comunicação na Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Downloads

Como Citar

Marques, C. F. (2015). O cidadão e a política. Logos, 11(1), 163–171. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14680