O corpo que dança: percepção, consciência e comunicação

Autores

  • Denise da Costa Oliveira Siqueira UERJ
  • Euler David de Siqueira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Dança, Percepção.

Resumo

O corpo é instrumento de comunicação na dança e revela toda uma história cultural, social, psicológica e biológica em seus movimentos. A forma como um coreógrafo e seu intérprete percebem o mundo pode ser apreendida através da dança, assim como aspectos importantes de uma sociedade e sua cultura. Apartir dessas idéias, este texto tem como objetivo refletir sobre ocorpo no universo da dança cênica contemporânea tomando como referencial e ponto de partida o pensar de Merleau-Ponty.

Biografia do Autor

Denise da Costa Oliveira Siqueira, UERJ

Professora Adjunta e pesquisadora da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Doutora em Comunicação pela ECA/USP. Graduada em Comunicação pela UERJ.

Euler David de Siqueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Euler David de Siqueira é professor Adjunto e pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor e mestre em Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Sociólogo graduado pela UERJ.

Downloads

Como Citar

Oliveira Siqueira, D. da C., & de Siqueira, E. D. (2015). O corpo que dança: percepção, consciência e comunicação. Logos, 11(1), 61–75. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14675