O presente e a aparência: alguns aspectos centrais do pensamento de Michel Maffesoli
Palavras-chave:
Comunicação, Cidade, MaffesoliResumo
Michel Maffesoli é um dos sociólogos franceses de maior influência em seu próprio país e um dos mais conhecidos no Brasil. Sua repercussão deriva de seus muitos livros, que giram em torno de alguns temas fundamentais, entre eles, a reconquista, pela teoria sociológica, do presente e do quotidiano; a desmistificação do projeto e da dominação; a prevalência da comunidade emocional sobre a sociedade abstrata e sobre os indivíduos, encarados como átomos igualmente abstratos dessa sociedade; a crítica da teoria sociológica, que não seria afinal tão diversa da simbolização totêmica;a pós-modernidade, caracterizada por todo um conjunto de formas sociais radicalmente diferentes daquelas que se associam ao produtivismo da modernidade etc. E, na base de sua sociologia, encontramos, em Maffesoli, um nominalismo, um empirismo radical, de acordo com o qual nada existe fora dos dados imediatos da experiência, representando, portanto, um vão exercício a busca de estruturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MOTTA, Roberto. O presente e a aparência: alguns aspectos centrais do pensamento de Michel Maffesoli. Logos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 58–64, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14584. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.