Michel Maffesoli, o pensador da vida

Autores

  • Juremir Machado da Silva PUC/RS

Palavras-chave:

Comunicação, Cidade, Maffesoli

Resumo

Pensar, elegantemente, em oposição ao conformismo intelectual instalado no coração do poder simbólico é uma tarefa para poucos. Apenas os que não têm medo do presentepodem compreender o aqui e agora. A obsessão pelo futuro radioso, legítimo ideal de uma época dividida entre a inocência e arrogância do racionalismo,transformou o projeto da liberdade radicalde pensamento em obrigação de pensaro dever-ser da humanidade. O francês Michel Maffesoli,autor de várias obras fundamentais para o entendimento deste final de século, dissecou o cadáver do mito futurista. Sociólogo do presente, do cotidiano, da empatia, da efervescência social,do vitalismo e da compreensão, Maffesoli sabe - com a licença de Fernando Pessoa - que demonstrar não é preciso.

Biografia do Autor

Juremir Machado da Silva, PUC/RS

Juremir Machado da Silva éProfessor da Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUC/RS e Doutor em Sociologia pelaUniversitéRené Descartes, Paris V- Sorbonne.

Downloads

Como Citar

Machado da Silva, J. (2015). Michel Maffesoli, o pensador da vida. Logos, 4(1), 45–47. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14581