Copa do mundo 2014: para que? E para quem? Um estudo sobre a percepção do brasileiro sobre os principais objetivos e público-alvo envolvidos no planejamento de um megaevento esportivo

Márcio Oliveira Guerra, Ana Paula Moratori Ferreira

Resumo


Trata esse artigo da discussão sobre o principal pressuposto dentro da estrutura organizacional de eventos, que é a definição de público e objetivo. Questões como “Para que?” e “Para quem?” são cruciais para o sucesso de um evento. A proximidade da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, intensifica o envolvimento das pessoas com a competição. No entanto, nem sempre o discurso corresponde ao verdadeiro sentido de que trata o planejamen- to de um evento nessas proporções. Será que o brasileiro tem conhecimento de quais são as finalidades e para quem está sendo realizado esse evento? Qual o olhar do cidadão sem conhecimento técnico de como se dá todo o processo de estruturação de um megaevento esportivo? Além de revisão teórica conceitual sobre o tema, um questionário quantitativo, aplicado através de redes sociais, busca perceber esses olhares externos à organização. Palavras-chave: Copa do Mundo 2014; Eventos; Legados.


Palavras-chave


logos 40

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2014.13140

Indexada em:Latindex . Sumarios.org . Univerciência. Doaj
Rua São Francisco Xavier, 524 -10 º Andar - Sala 10129 Bloco F - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
cep: 20550-013 - e-mail: logos@uerj.br