Intenção de voto e propaganda política: Efeitos da propaganda eleitoral

Autores

  • Marcus Figueiredo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)

Palavras-chave:

propaganda eleitoral, mídia e comportamento eleitoral

Resumo

O presente artigo apresenta resultados da análise de série históricas da evolução das intenções de voto, procurando observar, ao longo dos períodos que antecederam últimas cinco eleições presidenciais, os momentos de inflexão nas tendências da opinião pública. Indicamos o efeito da propaganda eleitoral na construção da intenção de voto ao longo das campanhas de 1989 a 2006 e, de forma mais detalhada, apresentamos o efeito da propaganda dos candidatos nas eleições de 2002 e 2006.

Biografia do Autor

Marcus Figueiredo, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)

Doutor em Ciência Política pela USP. Professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e coordenador do Doxa – Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública. Autor de A Decisão do Voto.

Como Citar

Figueiredo, M. (2014). Intenção de voto e propaganda política: Efeitos da propaganda eleitoral. Logos, 14(2), 9–20. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12454