DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO: AS RELAÇÕES ENTRE UNIVERSALIDADE E ALTERIDADE NA CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Mariana Pabis Balan Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Murilo Basso Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2020.59980

Palavras-chave:

Cultura, Direitos Humanos, Multiculturalismo

Resumo

Este trabalho busca traçar reflexões sobre as convergências e divergências entre as noções de universalidade e multiculturalismo na concepção contemporânea de direitos humanos, estabelecendo pontos acerca da relação entre direitos humanos e multiculturalismo na perspectiva da modernidade. A partir das discussões propostas pela perspectiva de direitos humanos como direitos fundamentais, universais e igualitários, investigaram-se as questões de ordem conceitual entre a fundamentação dos direitos humanos e as noções de multiculturalismo e alteridade no contexto contemporâneo da modernidade. Por meio de pesquisa bibliográfica de caráter analítico, com metodologia hipotético-dedutiva, foi analisado o corpus de estudos em direitos humanos como direitos fundamentais, juntamente com estudos em cultura, alteridade e multiculturalismo. Conclui-se que o princípio da universalidade dos direitos humanos não abarca mais todo o horizonte que antes era contemplado por esses direitos, sendo necessário estender os direitos humanos e seus esforços de proteção à dignidade humana a todas as populações sem familiarizá-las a partir de uma única identidade.

Biografia do Autor

Mariana Pabis Balan, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Murilo Basso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestrando em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCCPR).

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Pabis Balan, M., & Basso, M. (2022). DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO: AS RELAÇÕES ENTRE UNIVERSALIDADE E ALTERIDADE NA CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA DE DIREITOS HUMANOS. Revista Intratextos, 11(1), 20–35. https://doi.org/10.12957/intratextos.2020.59980