A CONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DE NORBERT ELIAS PARA A COMPREENSÃO DOS SUJEITOS DA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2020.59702

Palavras-chave:

EJA, Estigma, Figuração, Interdependência, Sociologia

Resumo

O presente trabalho versa a educação de jovens e adultos e a construção de práticas estigmatizadoras aos sujeitos sem escolaridade à luz dos conceitos de interdependência e figuração de Norbert Elias. Tais conceitos permitem compreender as diferentes ocupações sociais e de colaboração dos grupos seja ele analfabeto ou não. Contudo, diante de estigmatizações pelo diferencial que é estarem analfabetos, torna-se relevante para este trabalho as contribuições de Goffman e Becker no que diz respeito às aproximações dos conceitos de estigma e outsider para a compreensão dos fatores que levam a tais adjetivos. Assim, conseguiremos aproximar as ideias dos autores as de Elias tendo-o como principal nesse trabalho através de um aparato bibliográfico desenvolvido ao longo da sua vida por este grande sociólogo. O objetivo desse trabalho é abordar como adjetivações são reproduzidas para colocar dentro de uma balança, a superioridade/inferioridade de determinado grupo através de uma construção lenta, mas eficiente dentro da sociedade. Assim sendo, tendo como norte a ideia de que o estigma é uma construção social gradativa, permite compreendermos através de Elias o processo de construção desse costume. O trabalho está organizado em três partes. A primeira corresponde a uma breve contextualização da EJA; a segunda traz apontamentos contidos nos trabalhos de Elias; na terceira parte os conceitos de Becker e Goffman e; por fim as considerações finais acerca da contribuição deste autor tardiamente reconhecido por seus brilhantes trabalhos.

Biografia do Autor

Edmar Augusto Semeão Garcia, Universidade Federal de Alfenas

Bacharel Interdisciplinar em Ciências Humanas UFJF
Bacharel em Ciências Sociais UFJFLicenciado em Ciências Sociais UFJFPós-graduado em Ensino de Sociologia no Ensino Médio UFSJMestrando em Educação UNIFAL 

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Semeão Garcia, E. A. (2022). A CONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DE NORBERT ELIAS PARA A COMPREENSÃO DOS SUJEITOS DA EJA. Revista Intratextos, 11(1), 102–117. https://doi.org/10.12957/intratextos.2020.59702