CRISES, ALTERNATIVAS E AS PERSPECTIVAS DO MARXISMO ECOLÓGICO: entrevista com o Professor Elmar Altvater

Autores

  • Joana Emmerick Seabra UERJ
  • Julian Araujo Brito
  • Tadzio Peters Coelho

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.4575

Resumo

Para este volume, entrevistamos o professor Elmar Altvater, que está visitando o Brasil para um ciclo de conferências na UERJ, e nos concedeu uma interessante entrevista acerca de sua obra, a conjuntura mundial aberta pela crise econômica em 2008, a situação na América Latina e na Europa, bem como as possíveis alternativas sistêmicas que se abrem à crise capitalista.

Elmar Altvater é politólogo e catedrático de Economia Política da Universidade Livre de Berlin, instituição da qual é professor emérito. Além disso, é membro do conselho científico de Attac/Alemanha (Association for the Taxation of Financial Transactions and for Citizens' Action). Altvater publicou vários artigos e livros sobre globalização e crítica ao capitalismo, tendo como temas de trabalho a teoria do desenvolvimento, crise da dívida, regulação dos mercados, e os efeitos do modo de produção capitalista sobre o meio ambiente. É considerado um dos principais pensadores marxistas da atualidade, com destaque para sua abordagem das relações entre o marxismo e ecologia. Seu penúltimo trabalho, “O fim do Capitalismo como o conhecemos” foi publicado no Brasil em 2010 (Editora Civilização Brasileira).

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Seabra, J. E., Brito, J. A., & Coelho, T. P. (2012). CRISES, ALTERNATIVAS E AS PERSPECTIVAS DO MARXISMO ECOLÓGICO: entrevista com o Professor Elmar Altvater. Revista Intratextos, 4(1), 312–326. https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.4575

Edição

Seção

Entrevista