Conflitos sociais relacionados ao tour de Salar de Uyuni: relações de poder entre turistas e anfitriões

Autores

  • Mariana Freitas Gomes de Oliveira Leibniz Universitãt Hannover

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.34007

Palavras-chave:

Bolívia, mochileiros, turismo, conflitos sociais.

Resumo

Cerca de 300.000 turistas visitam o Salar de Uyuni todos os anos, a maioria estrangeiros. A maior depressão incrustada de sal do mundo é também a atração turística mais importante da Bolívia e o tour dedicado à sua exploração é a principal fonte de renda dos habitantes da cidade. O grande número de visitantes que passam pela área, que é pouco povoada, não poderia deixar o lugar e as pessoas intactas, gerando também a dependência do dinheiro do turismo. Este artigo tem como objetivo analisar os conflitos sociais e culturais decorrentes dessas interações, especialmente as relações de poder entre turistas e anfitriões. Como consumidores, os turistas tendem a exigir ajustes de mercado às suas expectativas sobre o que um visitante precisa, mesmo que se considerem mochileiros. Os anfitriões, por outro lado, apresentam um comportamento considerado por muitos como hostil às pessoas de fora. Usando a teoria do conflito de Simmel e a teoria de conflitos culturais de Robinson, este estudo usa os dados coletados no trabalho de campo, a partir de entrevistas, observações e participação, para analisar os conflitos entre turistas e anfitriões. Os resultados mostram um sentimento de desconfiança dos anfitriões em relação aos turistas e vice-versa. 

Biografia do Autor

Mariana Freitas Gomes de Oliveira, Leibniz Universitãt Hannover

D

outoranda em Sociologia pela Leibniz Universität Hannover, na Alemanha. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo e em Ciências Sociais - Sociologia, ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso e é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea pela mesma universidade. Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, redes, e turismo.

 

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

de Oliveira, M. F. G. (2018). Conflitos sociais relacionados ao tour de Salar de Uyuni: relações de poder entre turistas e anfitriões. Revista Intratextos, 9(1), 1–22. https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.34007

Edição

Seção

Artigo