A produção cultural de São Paulo de meados do século XX: metropolização, modernidade e música popular caipira/sertaneja.

Autores

  • Anderson Eslie Leite de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.33943

Palavras-chave:

São Paulo, Metropolização, Produção Cultural, Música Caipira/Sertaneja.

Resumo

Traçar os caminhos pelos quais transformaram a cidade de São Paulo numa das maiores metrópoles urbanas do América Latina. Berço do movimento modernista brasileiro, do começo dos anos 20, logo se tornou celeiro de vasta produção cultural, influenciando decisivamente, o fazer artístico, acadêmico e com rebatimentos em âmbito político e social. Como arena cultural, que experienciou movimentos de vanguarda e influenciou gerações, cabe-nos discutir aqui a contribuição da música popular paulista(na) para a conformação da cidade no imaginário da população, principalmente a música caipira/sertaneja, para quem essa música dialogava, e as características com as quais essa música tornava-se singular, em relação a outros movimentos artísticos e literários que compunham a produção cultural de meados do século passado na cidade paulista.

Biografia do Autor

Anderson Eslie Leite de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Ciências Sociais pela UFBA - 2007

Mestre em Ciências Sociais pela UFBA - 2012

Doutorando em Ciências Sociais - Unicamp.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Leite de Oliveira, A. E. (2018). A produção cultural de São Paulo de meados do século XX: metropolização, modernidade e música popular caipira/sertaneja. Revista Intratextos, 9(1), 63–78. https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.33943

Edição

Seção

Artigo