Noção de pessoa: apontamentos sobre um alargamento teórico possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2019.33913

Palavras-chave:

Etnografia

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para suscitar reflexões sobre autoria e seus demais agenciamentos a partir da compreensão de que a autoria, tal como a concebemos e vivenciamos, é uma forma de experimentar o mundo. Uma abordagem antropológica da noção de autoria ou do autor parte, necessariamente, do entendimento de que a noção de autoria foi etnograficamente e historicamente circunscrita no conceito de pessoa. Porém, é preciso por em evidência a noção de pessoa nas sociedades ocidentais. As noções de pessoa que fogem da construção “ocidental” são extremamente significativas e podem auxiliar na própria compreensão de propriedade(s) intelectual(ais) realizada(s) e representada(s) além e aquém do nosso arcabouço legal e moral sobre autoria e indivíduo.

Biografia do Autor

Flora Rodrigues Gonçalves, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente, é aluna de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia simétrica, cultura popular, ciência e tecnologia,estudo de controvérsias e educação. É membro dos Grupos de pesquisa LACS - Laboratório de Antropologia das Controvérsias Sócio Técnicas/UFMG e NUQ - Núcleo de Estudos sobre Populações Quilombolas e Tradicionais/ UFMG.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

Gonçalves, F. R. (2019). Noção de pessoa: apontamentos sobre um alargamento teórico possível. Revista Intratextos, 10(1), 1–17. https://doi.org/10.12957/intratextos.2019.33913