Uma etnografia da Guarda Civil Municipal de Niterói – formação, paradigmas e senso comum militarizado

Autores

  • Carlos Eduardo Pereira Viana Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.33856

Palavras-chave:

, Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Formação, Militarização

Resumo

O presente artigo visa versar sobre o processo de formação profissional da Guarda Civil Municipal de Niterói, Rio de Janeiro, e de um olhar sobre uma metodologia de ensino que utiliza de diversas teorias na construção da identidade de seus agentes, a partir de abordagens que em determinados momentos se contrapõe totalmente, sendo identificadas representações militares provenientes do método de ensino e formação das academias militares do exército e da Polícia Militar.

Desta forma, há o destaque de duas ideias de Guarda Civil Municipal. Uma formada a partir de conceitos institucionais civis, e uma outra ligada ao modus operandis de forças militares, transformando assim os agentes, ao fim de suas formações, em personagens que flutuam entre duas identidades que são manipuladas e ativadas a partir de suas moralidades e códigos de “bom senso” particulares.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Viana, C. E. P. (2018). Uma etnografia da Guarda Civil Municipal de Niterói – formação, paradigmas e senso comum militarizado. Revista Intratextos, 9(1), 136–145. https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.33856

Edição

Seção

Artigo