Uma cultura política em meio aos entraves do Estado neoliberal

Autores

  • Carolini Gabriel Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29821

Palavras-chave:

Participação, Confiança, Democracia, Estado, Capitalismo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as orientações dos cidadãos brasileiros a respeito das instituições democráticas verificando os indicadores de confiança e de participação política, tendo em vista as ambiguidades entre um modelo de mercado e uma sociedade desconfiada dos representantes políticos e das instituições. Verifica-se baixa participação e confiança política com evidente insatisfação com os políticos e instituições. Considera-se que o contexto de enrijecimento de medidas neoliberais e a dependência em relação ao mercado constitui uma defesa da democracia minimalista como suficiente para a garantia da estabilidade política e econômica em detrimento de sua dimensão substancial.

Biografia do Autor

Carolini Gabriel Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense  e graduada em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo de Investigação Eleitoral (UNIRIO) e do Laboratório de Estudos Eleitorais, em Comunicação Política e Opinião Pública- Doxa (IESP/UERJ)

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Silva, C. G. (2017). Uma cultura política em meio aos entraves do Estado neoliberal. Revista Intratextos, 8(1), 23–40. https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29821

Edição

Seção

Artigo