A banalidade do viver na contemporaneidade: sobre depressão, luto e felicidade

Autores

  • Khalina Assunção Bezerra Universidade Federal do Piauí (professor substituto) Faculdade Maurício de Nassau
  • Carlos Vitor Esmeraldo Albuquerque Beserra Faculdade Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29818

Palavras-chave:

Depressão, Luto, Felicidade

Resumo

O presente artigo teve o intuito de analisar literariamente e, portanto, teoricamente alguns aspectos da subjetividade de nossa época, procurando demonstrar como o modelo atual de estilo de vida, nos indaga sobre uma maneira de viver em constante aviltamento, resultando na mistura de resistências a vivenciar um luto seja ele qual for sua espécie e potencializando assim, emersões de psicopatologias, no caso do presente estudo, a depressão. Para tanto, intitulou-se como banal os tempos modernos, sugerindo um prognóstico fatalista, mas recheado de motivações para tal. A título de subsídio da análise, buscou-se averiguar o argumento sobre a felicidade, permeada pela falta de assertividade ligada ao tema e como ela tem sido deturpada, em meio aos trâmites sociais, segundo algumas óticas dos teóricos e mais plenamente de seu conceito ordinário. Procurou-se também analisar características do processo de luto, visando sua não permissividade vivencial, como prejudicial e distanciadora do conhecimento sobre a finitude, arriscando dizer que a abnegação de entrada nesse processo, advém de uma conjuntura social que negativiza quaisquer movimentos de infelicidade e demonstração dessa. Por ora, a análise feita busca demonstrar um aparato atual dos modos de viver, oportunizando alguns fenômenos em suas roupagens na modernidade, como a depressão e as experiências pesarosas.

Biografia do Autor

Khalina Assunção Bezerra, Universidade Federal do Piauí (professor substituto) Faculdade Maurício de Nassau

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (2013), especialização em Saúde Mental pela Faculdade Latino-americana de Educação (2014) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Integrante do Núcleo de Psicologia do Trabalho - NUTRA/UFC. Atualmente é professora da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo Parnaíba/PI. Professora Substituta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí. Assumiu a função de Coordenadora de Saúde Mental (Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba - PI) e Coordenadora da Educação Permanente em Saúde (Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba - PI).

Carlos Vitor Esmeraldo Albuquerque Beserra, Faculdade Maurício de Nassau

Graduando em Psicologia pela Faculdade Maurício de nassau.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Bezerra, K. A., & Beserra, C. V. E. A. (2017). A banalidade do viver na contemporaneidade: sobre depressão, luto e felicidade. Revista Intratextos, 8(1), 294–307. https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29818

Edição

Seção

Artigo