Maracatus e bumba-bois: onde estão as mulheres?

Autores

  • Patricia Georgia Lima
  • Jailma Maria Oliveira
  • Lady Selma Albernaz

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.2097

Palavras-chave:

Gênero, Cultura Popular, Bumba-boi, Maracatu nação

Resumo

O trabalho analisa e compara relações e significados de gênero que classificam e organizam espaços, posições e poderes de homens e mulheres no bumba-boi do Maranhão e no maracatu nação de Pernambuco. Baseia-se em observação de campo e análise documental. O bumba-boi é classificado como mais masculino, onde a posição de amo dos homens concentra e simboliza o poder, enquanto a de índia para as mulheres é símbolo de beleza e sensualidade. O maracatu é considerado de gênero neutro, dividindo espaços e posições específicos para homens (mestres do batuque e poder temporal) e mulheres (rainhas e poder espiritual), sinalizando para uma relativa equidade de poder. Nos dois casos, mudanças de posições que implicam alterações de poder ou novos significados de gênero geram práticas ambíguas que rebatem na experiência da subjetividade, reconfigurando os símbolos de masculinidade e de feminilidade.

Biografia do Autor

Patricia Georgia Lima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA/UFPE.  Pesquiso na área de Gênero, Cultura Popular e Relações Raciais.

Jailma Maria Oliveira

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Campos disciplinares de atuação: Sociologia e Antropologia, com enfoque nos estudos de gênero e cultura popular. Possui experiência docente em Graduação (Sociologia) e Pós-Graduação (Ciências Sociais), tutoria EAD (Curso: Gênero e Diversidade na Escola - GDE - UAB). Pesquisadora no Núcleo de pesquisa em Família, Gênero e Sexualidade - FAGES - UFPE.

Lady Selma Albernaz

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) , doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado pela Instituto Superior de Ciência do Trabalho e da Empresa (2011). Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Antropologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Nação, Região, Identidade, Cultura popular, Raça e Gênero.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Lima, P. G., Oliveira, J. M., & Albernaz, L. S. (2012). Maracatus e bumba-bois: onde estão as mulheres?. Revista Intratextos, 4(1), 181–200. https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.2097

Edição

Seção

Artigo