Revisitando uma história guardada no tempo: estudo do gênero discursivo carta de amor à luz de teorias bakhtinianas

Autores

  • Luciane Watthier

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.2028

Palavras-chave:

Gênero discursivo carta de amor, Conteúdo temático, Construção composicional, Estilo.

Resumo

Como parte de uma pesquisa de mestrado, esse trabalho pauta-se na compreensão de que os gêneros discursivos são modelos de enunciados relativamente estáveis produzidos por cada uma das esferas sociais visando a interação verbal. Sendo assim, o mesmo tem como objetivo realizar um estudo da linguagem dentro do gênero discursivo carta de amor. O propósito reside em compreender suas características definidoras, pautando-nos na ordem metodológica para estudos da língua sugerida por Bakhtin (2000, 2004), a qual contempla os três elementos composicionais dos gêneros discursivos, ou seja, conteúdo temático, construção composicional e estilo. Busca-se, portanto, nesses enunciados, além de traços estruturais, marcas reveladoras de história, cultura e identidade. Neste artigo, porém, nosso estudo está centrado, principalmente, no conteúdo temático e no estilo do gênero enfocado. Para isso, o corpus está constituído por uma carta de amor escrita por Neusa a seu então namorado, Armando, no ano de 1957. O referencial teórico é constituído, ainda, por Marcuschi (2003), Baltar (2004), Bazerman (2006), Basílio (1991), Dolz e Schneuwly, entre outros.

Biografia do Autor

Luciane Watthier

É mestre em Letras, com concentração em Linguagem e Sociedade, pela Universidade estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), sendo bolsista da fundação araucária (2010). Em 2007, concluiu a graduação no curso de Letras português/espanhol pela UNIOESTE, Campus de Cascavel. Participa de projetos na área de linguística textual; formação continuada de professores, práticas sociais. Tem artigos publicados em periódicos e anais de eventos internacionais, nacionais e regionais, tanto na Unioeste quanto em outras universidades, além de capítulos de livros. Atualmente, atua como professora da Rede Estadual de ensino do Paraná, nas disciplinas de língua portuguesa e língua espanhola.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Watthier, L. (2012). Revisitando uma história guardada no tempo: estudo do gênero discursivo carta de amor à luz de teorias bakhtinianas. Revista Intratextos, 4(1), 71–87. https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.2028

Edição

Seção

Artigo