O empreendedorismo e as novas práticas do fazer científico

Autores

  • Leonardo de Lucas da Silva Domingues

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.1955

Palavras-chave:

atividade científica, ciência, cultura empresarial

Resumo

O trabalho versa sobre a transformação do fazer científico de pesquisadores em universidades públicas brasileiras no contexto atual. Parte-se da premissa de que tais modificações se vinculam, de maneira significativa, a um processo que se acentuou recentemente nas instituições de ensino superior: a penetração da cultura do empreendedorismo na organização e na interação da prática científica. Por conta disso, verifica-se uma modificação das noções normalmente associadas a pesquisadores e cientistas. Ser bem-sucedido, ter sucesso e ter reconhecimento no campo econômico e no campo social passam a ser muito visados. Os pesquisadores, nesse movimento, projetam-se cada vez mais no perfil do empresário de ascensão acelerada que soube fazer grandes negócios com o ramo da ciência. Um exemplo dessa argumentação pode ser visto na influência exercida pelas incubadoras de empresas.

Biografia do Autor

Leonardo de Lucas da Silva Domingues

Graduado em Ciências Sociais pela UEL (2006) e mestre em Sociologia pela UFRGS (2010). Membro do Laboratório de Divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (LaDCIS-UFRGS www.ufrgs.br/ladcis) . Atualmente, é professor efetivo de sociologia na Escola Estadual Professor José Leme do Prado (Valinhos-SP). E-mail:sepulnation@hotmail.com .

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Domingues, L. de L. da S. (2012). O empreendedorismo e as novas práticas do fazer científico. Revista Intratextos, 4(1), 137–159. https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.1955

Edição

Seção

Artigo