O mestrado em estudo de problemas brasileiros na uerj

Autores

  • Samara Lima Tavares Mancebo

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2011.1703

Resumo

A presente comunicação realizará uma reflexão acerca de uma experiência de socialização política e reprodução ideológica, em nível de pós-graduação stricto sensu, no Brasil. A experiência em questão refere-se ao curso de Mestrado em Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) que funcionou na UERJ entre os anos de 1976 e 1988. Em 1969, o decreto-lei nº 869 tornou obrigatória a disciplina de Educação Moral e Cívica e determinou que, em nível superior de ensino, inclusive de pós-graduação, esta disciplina deveria atuar sob a forma de Estudo de Problemas Brasileiros. Não obstante a disciplina de EPB tenha sido incorporada ao currículo de cursos superiores em inúmeras instituições de ensino superior no Brasil, apenas na UERJ desenvolveu-se um curso em nível de Mestrado. Sendo a EMC e o EPB compreendidos por estudiosos como estratégicos para a reprodução da “ideologia” do regime civil-militar instaurado em 1964, buscar-se-á refletir sobre esta “ideologia” que deu sustentação ao regime e ao referido curso, mapear sua estrutura e compreender os porquês e as “condições de possibilidade” que permitiram sua criação durante o regime autoritário e sua permanência mesmo após a abertura política em 1985.

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

Mancebo, S. L. T. (2011). O mestrado em estudo de problemas brasileiros na uerj. Revista Intratextos, 2, 121–135. https://doi.org/10.12957/intratextos.2011.1703