Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Intratextos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O texto deve ser submetido eletronicamente dentro dos prazos estabelecidos no cronograma da Revista. Para enviá-lo é preciso cadastratrar-se como autor. Após o cadastramento como autor, o próprio sistema mostrará ao usuário os passos a serem seguidos para o correto envio da colaboração. O sistema enviará automaticamente uma notificação para os Editores a respeito da submissão do texto. Os trabalhos serão recebidos pelos Editores e enviados para a avaliação do Comitê Editorial sem a identificação de autoria.

O usuário-autor poderá acompanhar as etapas da avaliação consultando o Fluxograma de Submissão de Textos para a Revista.
Caso o colaborador tenha problemas no envio através do sistema, favor entrar em contato com a Comissão Editorial através do email "revista.intratextos@gmail.com".

Diretrizes para autores

A Revista Intratextos é um periódico de publicação semestral e aceita trabalhos em português na forma de artigos, traduções e resenhas.

 

Normas para envio de trabalhos

1- Os textos deverão ser enviados pela internet, através do site da revista.

2- É recomendada a utilização de processadores de texto compatíveis com Linux ou Windows (*.doc, *.rtf ou *.pdf).

3- Pede-se que os textos sejam digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 e em espaço 1,5, e que não contenham marcações. As margens superior e esquerda 3 e a direita e inferior 2. As notas explicativas devem ser de pé de página em Times New Roman 10, numeradas. O cabeçalho e rodapé em Times New Roman 10.

4- O nome do(a) autor(a) não deverá aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

5- Os artigos deverão ter entre 10 a 25 laudas em papel A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

6- Devem vir acompanhados de resumo e abstract (no máximo 15 linhas) e palavras-chave (no máximo 5) em português e em inglês.

7- As resenhas deverão ter entre 5 a 8 laudas.

8- Resenhas de filmes que demonstrem claramente o vínculo da temática expressa no mesmo e as diversas problemáticas abordadas pelas Ciências Sociais, bem como a utilização de referencial bibliográfico deverão ter entre 5 e 8 laudas.

Formato do texto:

- aspas duplas para citações com até três linhas;

- as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 10 e sem aspas.

- aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;

- itálico para palavras estrangeiras, neologismos;

- as notas explicativas devem ser de pé de página em Times New Roman 10, numeradas, e pede-se que sejam usadas com parcimônia;

- as citações deverão ter chamadas no corpo do texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e também, para citações diretas, o número da página. Para menção do autor no contexto da frase, só a inicial deve ser em letra maiúscula, e quando a menção é feita entre parênteses, todas as letras devem ser maiúsculas.

Exemplos:

a) Conforme afirma Corrêa (1997, p. 152), "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado".

b) "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado" (CORRÊA, 1997, p.152)

- a lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto;

- na lista final de referências bibliográficas, o prenome dos(as) autores(as) deve constar em todas as referências e não apenas ser indicada a inicial.

9- As figuras devem ser enviadas em formato digital BMP, JPG ou TIFF. No caso de tabelas e gráficos, utilizar o mesmo programa do artigo. Devem acompanhar a cópia em papel e respeitar as medidas máximas de 21 x 27,5 cm. Os mapas e fotos devem ter boa resolução (mínimo de 300 dpi).

10- As referências bibliográficas devem obedecer aos seguintes critérios:

- Livro: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DA OBRA, Prenomes.Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

Exemplo:

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

- Capítulo de livro: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO CAPÍTULO, Prenomes. "Título do capítulo: subtítulo". In: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DA OBRA, Prenomes.Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.
Exemplo:

ROSENDAHL, Zeny. "Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo da religião". In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.).Geografia: temas sobre cultura e espaço. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2005. p. 191 . 226.

- Artigo de periódico: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO ARTIGO, Prenomes. "Título do artigo: subtítulo".Título do Periódico, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.

Exemplo:

MELLO, João Batista Ferreira de. "Valores em geografia e o dinamismo do mundo vivido na obra de Anne Buttimer".Espaço e Cultura, n. 19 - 20, p. 33-39, dez. 2005.

- Dissertações e Teses: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A), Prenomes.Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) – Instituição, Local.

Exemplo:

JUNCKES, Ivan Jairo.O sindicalismo novo dos bancários na reestruturação financeira dos anos noventa no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia Política) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, UFSC, Florianópolis - SC.

- Trabalhos apresentados em eventos científicos: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO TRABALHO, Prenomes. "Título do trabalho". In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou o evento. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Páginas inicial e final do trabalho.

Exemplo:

SILVA, João Marcio Palhete da. "Poder, governo e território em Carajás" In: VI ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 2005, Fortaleza. Anais de resumo. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2005. p. 120-121.
- Referências de obras em outras línguas obedecerão a critérios próprios.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original e inédita, bem não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em Comentários ao Editor.
  2. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências deverão ser informadas quando necessário.
  4. Fonte Times New Roman, tamanho 12 e em espaço 1,5, e que não contenham marcações. As margens superior e esquerda 3 e a direita e inferior 2. As notas explicativas devem ser de pé de página em Times New Roman 10, numeradas. O cabeçalho e rodapé em Times New Roman 10.

     

  5. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.