“Hoje tem prova!” - Reflexões sobre a avaliação para alunos com deficiência visual na perspectiva de Vigotski e Leontiev

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2023.71068

Palavras-chave:

Avaliação, Deficiência visual, Teoria Sócio-Histórico-Cultural, Teoria da Atividade

Resumo

Seja para os docentes, quanto para os alunos, os processos e as metodologias de avaliação da aprendizagem são, costumeiramente, um dos principais dilemas do cotidiano escolar. Como e quando avaliar? Utilizar-se de procedimentos tradicionais ou inovadores? Aprofundando um pouco mais nossa discussão: como proceder no caso de uma turma inclusiva, mais especificamente com a presença de alunos com deficiência visual? Esses são alguns questionamentos que abordamos e buscamos refletir neste texto. Para isso, utilizamos como referenciais a Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vigotski e a Teoria da Atividade de Leontiev. Apresentamos a importância de o processo avaliativo levar em consideração o viés cultural e a relação com o meio social, além de ser concentrado nas habilidades e capacidades dos estudantes e não em suas limitações, apresentem eles ou não quadros de cegueira ou baixa visão. Tratamos, ainda, da importância da valorização da linguagem e de estratégias de adaptação e adequação de materiais, bem como no processo de mediação dos professores no que concerne à avaliação da aprendizagem.

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

Hallais, S. C., & Vilar, A. B. (2023). “Hoje tem prova!” - Reflexões sobre a avaliação para alunos com deficiência visual na perspectiva de Vigotski e Leontiev. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (2), e71068. https://doi.org/10.12957/impacto.2023.71068

Edição

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Artigos