Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos

Autores

  • Artur Batista Vilar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-3909-5065
  • Felipe de Carvalho Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz
  • Bruno Bernardo Rinaldi Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2022.67496

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Avaliação da aprendizagem, Ensino de física, CienciArte.

Resumo

Buscamos, com este artigo, analisar a possibilidade de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) e tirinhas no processo de avaliação da aprendizagem de conceitos de física, com destaque para os tópicos de cinemática e dinâmica do ensino médio. Almejamos, ainda, contribuir para um processo de ensino-aprendizagem em física que valorize a integração entre a ciência e a arte e que seja mais lúdico, motivador e conectado às experiências cotidianas dos estudantes da educação básica. Para tal, nos baseamos em trabalhos e publicações sobre a utilização de HQs no ensino de Ciências e em uma intervenção pedagógica em que os estudantes de turmas do ensino médio técnico integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foram estimulados a produzir tirinhas e quadrinhos autorais com temáticas inspiradas nos conteúdos abordados durante as aulas de física realizadas em um formato remoto, decorrente do cenário estabelecido pela pandemia de Covid-19. Pretendemos demonstrar que essas ferramentas podem ser aplicadas em quaisquer outras temáticas da física e analisamos, por fim, a contribuição da inserção do campo da CienciArte no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, assim como da prática docente aplicada.

Referências

ASSUNÇÃO, T. V.; NASCIMENTO, R. R. Avaliação do interesse dos estudantes em relação a atividade experimental e ao conteúdo científico no ensino de física. Caderno de física da UEFS, v.15, p. 2301.1-9, 2017.

BRAGA JUNIOR, A. X.; VALENTIM, M. X. G. O ensino de física a partir dos quadrinhos do Homem Aranha. REVISTA INTERSABERES, v. 15, n. 36, p. 720-736, 10 nov. 2020.

CAVALCANTE, W. O.; NOVAIS, A. L. F.; FERREIRA, F. C. L. Abordagem lúdica das questões de física: história em quadrinhos sobre cinemática. Scientia Plena, v. 15, p. 1-7, 2019.

CHICORA, T.; CAMARGO, S. As histórias em quadrinhos no Ensino de Física: uma análise das produções acadêmicas. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: As Pesquisas que desenvolvemos no LaPEF. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 1-19, 2021.

FEITOSA, S. S.; ARAÚJO, K. M. G.; SILVA, M. S.; NOBRE, F. A. S. Uma sequência didática utilizando a literatura de cordel e a arte das histórias em quadrinhos para inserção de tópicos de Física Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 2, p. 662-694, 2020.

GONZAGA, L. A.; MACETI, H. ; LAUTENSCHLEGUER, I. J.; LEVADA, C. L. A física dos super-heróis de quadrinhos (HQ). Caderno de Física da UEFS, Feira de Santana, v. 12, n. 1, p. 07-30, 2014.

MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43, suppl. 1, 2021.

PEREIRA, H. L.; JUNIOR, A. P.; LOPES, S. M. M. C. O uso de quadrinhos como ferramenta motivacional para o ensino de Física no ensino médio. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, vol. 23, n. 2, p. 417–445, 2019.

PHET Interactive Simulations. Forças e Movimento: Noções Básicas, 2022. Disponível em: < https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/forces-and-motion-basics>. Acesso em: 24, maio 2022.

RIBEIRO, M. H.; ARGOLLO FERRÃO, A. M. de. O uso de HQs como ferramenta motivacional para o ensino de astronomia. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 14, p. e020012, 2020.

SANTOS, V. J. R.M.; GARCIA, R. N. Historinhas em quadrinhos: Um breve histórico, conceitos e utilização no ensino das ciências da natureza. Br.J.Ed., Tech. Soc., v.12, n.2, Abr.-Jun., p.90-100, 2019.

SOUZA, E. O. R.; VIANNA, D. M. Usando física em quadrinhos para discutir a diferença entre inversão e reversão da imagem em um espelho plano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 601-613, 2014.

SOUZA, E. O. R. Física em Quadrinhos: uma metodologia de utilização de quadrinhos para o Ensino de Física. 2018. Tese de Doutorado.

TESTONI, L. A. Histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Física: uma proposta de categorização. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12., 2010. Águas de Lindoia. Atas do XII EPEF. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2010. 11p.

VIGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Vilar, A. B., Pereira, F. de C., & Rinaldi, B. B. (2022). Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (1), e67496. https://doi.org/10.12957/impacto.2022.67496

Edição

Seção

Artigos