Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista pretende contribuir para a difusão de conhecimento científico e para o debate acadêmico nas áreas de Geografia Física e Meio Ambiente, e atuar no intercâmbio de pesquisadores e de suas produções nas temáticas da Geografia Física e do Meio ambiente. A revista se propõe a publicar trabalhos inéditos que expressem os resultados de pesquisas e reflexões conceituais nessas áreas.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Conselho Avaliador é composto por docentes e/ou pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país e/ou exterior com finalidade de emitir parecer referente aos trabalhos enviados para publicação na Humboldt, tal que critério também é utilizados para a seleção de Pareceristas Ad Hoc. Os membros do Conselho Avaliador e os Pareceristas Ad Hoc serão indicados pelos Editores e membros do Conselho Editorial.

 

São atribuições dos Membros do Conselho Avaliador e Pareceristas Ad Hoc:

a) emitir parecer técnico sobre os trabalhos submetidos à Revista, de acordo com suas respectivas áreas de especialidade e/ou afinidade;

b) apresentar parecer, acerca dos trabalhos sob sua avaliação, preenchendo obrigatoriamente o Formulário de Avaliação de Trabalho Científico;

c) apresentar sugestões de reformulação quando o parecer for favorável com reformulações;

d) embasar e/ou justificar o parecer emitido de acordo com sua área de especialidade e/ou afinidade;

e) revisar, eventualmente, a ortografia dos textos digitados durante as etapas do processo de editoração da Revista;

f) respeitar os prazos determinados para entrega dos pareceres.

 

O(s) membro(s) do Conselho Avaliador e Pareceristas Ad Hoc, que em duas vezes consecutivas ou alternadas não apresentar(em) os pareceres em tempo hábil, serão automaticamente substituídos por outro, tendo seu nome excluído do rol de Pareceristas da Revista Humboldt, podendo ser retirado do Conselho Avaliador caso seja integrante do mesmo.

Os trabalhos, para serem publicados na Revista Humboldt, deverão obter dois pareceres favoráveis e, para tanto, serão submetidos à apreciação de dois pareceristas, escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não, ou ainda convidar um terceiro avaliador.

Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e/ou páginas, conforme o caso.

Aos pareceristas é dado um prazo máximo de trinta dias (30) corridos, a partir da data do convite para avaliação do artigo, para a apresentação do parecer ao Conselho Editorial da Revista.

Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, por escrito, do parecerista, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e divulgação da Revista.

O parecerista que, por motivo plenamente justificável (caso fortuito ou motivo de força maior) não puder emitir parecer em tempo hábil, ainda que seja possível a dilação de prazo prevista no parágrafo anterior, deverá informar por escrito ao Conselho Editorial, pedindo sua substituição por outro parecerista.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.