Sobre a Revista

Os ambientes tropicais possuem as maiores biodiversidades de todo o planeta e sobre este espaço, diferentes culturas e modos de vida se estabeleceram, gerando uma rica e diversa combinação do Homem ao Ambiente. Nestas regiões tropicais, baías e estuários merecem destaque pois em função de uma abundância de recursos naturais, as populações historicamente ocuparam estes espaços e também, produziram e produzem impactos que são percebidos nos dias atuais. Entender esta complexa relação entre o Homem e o Ambiente é um esforço interdisciplinar e transdisciplinar.

Homem e Ambiente cada vez mais são indissociáveis. Isto ficou evidenciado em 2015, quando países membros da Organização das Nações Unidas estabeleceram os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neles, encontramos metas comuns para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Assim, a "Journal of the Human and Environment of Tropical Bays" tem como escopo geral a divulgação de trabalhos desenvolvidos neste tipo particular de região, distribuídas ao redor do globo, em países que muitas vezes compartilham abundância de recursos naturais, mas que também compartilham graves problemas sócioambientais: Poluição, Pobreza, Destruição de Habitats e perda de Biodiversidade, Saúde Pública dentre outros, são problemas constantes e que devem ser olhados de forma integrada.

Edição Atual

n. 3 (2022)
Capa da revista, em cor amarela, com o desenho de uma mão aberta formando o desenho de uma baía e com desenhos de um peixe, uma tartaruga e uma perereca formado por linhas seguindo o estilo de desenho de povos tradicionais de áreas costeiras
Publicado: 2022-12-30

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições