Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs / DOI para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está formatado em: Página formato A4 (21.0 x 29.7 cm), fonte VERDANA (inclusive nas tabelas, gráficos e legendas), tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, parágrafo alinhado à esquerda e margens de 2.0 cm nas laterais, no topo, e abaixo.

    Use a função de numeração de páginas automática para numerar as páginas e também a função linhas numeradas de modo contúnuo.

    emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas de Publicação:

Como em qualquer Periódico Científico, os trabalhos devem ser originais, não tendo sido publicados sob outras formas anteriormente (capítulo de livro, outros periódicos, coletâneas, sínteses, relatórios) e não estarem submetidos à avaliação em outros periódicos durante o período de avaliação. Teses, Dissertações e Monografias não são considerados como Publicações para fins de submissão a esta revista.

Os trabalhos poderão ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês. Em caso de aceite para publicação, a revista sugere que uma versão em inglês seja disponibilizada.

 

 Journal of the Human and Environment of Tropical Bays publicará manuscritos nos seguintes formatos:

  • Artigos de Pesquisa

Os artigos de pesquisa deverão obedecer ao seguinte formato:

Título: Fornecer um título conciso e de até duas linhas, que identifique a questão temática abordada pelo artigo

                Autores: Nome de todos os autores por extenso

Filiação/ endereço institucional/ endereço eletrônico do autor de correspondência

Resumo: um resumo de até 2000 caracteres, incluindo espaços, deverá ser fornecido. O resumo deverá trazer em seu corpo uma breve apresentação do tema abordado, uma síntese da metodologia e dos principais resultados e conclusões obtidos. Não deve ser incluída referências bibliográficas no resumo.

Palavras chaves: Deverão ser fornecidas de 3 a 6 palavras chaves que não estejam no título do trabalho.

Abstract: Resumo em inglês

Keywords: Palavras-chave em inglês

 

Introdução: Deve abordar brevemente e direcionadamente, o histórico da questão que está sendo objeto de estudo, incluindo seus objetivos e hipóteses, se houver.

Materiais e Métodos: Deverão ser descritos os materiais e os métodos empregados na execução do trabalho, de forma que sejam plenamente replicáveis ou que possam ser conferidos. Tabelas, planilhas, questionários e similares utilizados para obtenção de informações deverão ser apresentadas sob a forma de anexos, em material suplementar.

Resultados: os resultados devem se ater à apresentação, sob a forma de tabelas e/ou gráficos, mapas, figuras, descrições e outros, as informações obtidas com a realização do estudo, incluindo testes estatísticos e/ ou análises matemáticas ou quaisquer outras informações que caracterizem-se como resultado. Estes não devem ser discutidos nesta seção.

Discussão: A discussão deve se ater aos resultados obtidos e à literatura sobre o tema, evitando-se a citação indireta de trabalhos (apud), trabalhos não publicados como de finalização de curso, dissertações e teses em como resumos de eventos, exceto os que possuírem ISSN ou ISBN.

 

  • Revisão de Literatura

Os artigos de Revisão de Literatura deverão obedecer ao seguinte formato:

Título: Fornecer um título conciso e de até duas linhas, que identifique a questão temática abordada pelo artigo

                Autores: Nome de todos os autores por extenso

Filiação/ endereço institucional/ endereço eletrônico do autor de correspondência

Resumo: um resumo de até 2000 caracteres, incluindo espaços, deverá ser fornecido. O resumo deverá trazer em seu corpo uma breve apresentação do tema abordado, uma síntese da metodologia e dos principais resultados e conclusões obtidos. Não deve ser incluída referências bibliográficas no resumo.

Palavras chaves: Deverão ser fornecidas de 3 a 6 palavras chaves que não estejam no título do trabalho.

Abstract: Resumo em inglês

Keywords: Palavras-chave em inglês

 

Formas de busca e filtros utilizados na busca bibliográfica: Os trabalhos de Revisão de Literatura deverão obrigatoriamente indicar como foi realizada a busca bibliográfica, quais bases de dados foram consultadas e quais os fundamentos que orientaram esta busca, incluindo o acesso à obras raras ou cuja edição encontra-se esgotada. Estas informações poderão ser apresentadas também, detalhadamente, como anexos em material suplementar.

Revisão e Análise conceitual: Análise e interpretação da literatura utilizada, com a discussão e atualização conceitual aos dias atuais. Uma revisão de literatura não deve se restringir a apenas listar e citar trabalhos já publicados anteriormente, mas contribuir significativamente para a compreensão da evolução do conceito, metodologia, abordagem ou problemática atual.

 

  • Ensaios e Notas Técnicas

Os Ensaios têm por objetivo expor brevemente ideias, críticas, reflexões éticas e filosóficas, apresentar informações singulares que estimulem novos estudos ou que reflitam descobertas que necessitem de rápida divulgação. Os temas dos Ensaios e Notas Técnicas deverão relacionar-se aos temas sob o escopo da Revista, podendo ser apresentadas voluntariamente ou sob convite dos Editores. Podem ser baseados em fotos ou outros materiais que deem suporte à informação que se deseja apresentar e divulgar. Os ensaios deverão caber em até 5 (cinco) páginas e obedecer ao seguinte formato:

Título: Fornecer um título conciso e de até duas linhas, que identifique a questão temática abordada pelo artigo

                Autores: Nome de todos os autores por extenso

Filiação/ endereço institucional/ endereço eletrônico do autor de correspondência

Resumo: um resumo de até 500 caracteres, incluindo espaços, deverá ser fornecido. O resumo deverá trazer em seu corpo uma breve apresentação do tema abordado. Não deve ser incluída referências bibliográficas no resumo.

Palavras chaves: Deverão ser fornecidas de 3 a 6 palavras chaves que não estejam no título do trabalho.

Abstract: Resumo em inglês

Keywords: Palavras-chave em inglês

 

Corpo de Texto: Logo após o abstract, separado por uma linha. Esta seção não terá um título.

 

Formatação e Apresentação dos Manuscritos:

O texto deve ser editado em Microsoft Word (.doc, .docx) e seguir as seguintes formatações:

ü  Página formato A4 (21.0 x 29.7 cm), fonte Times New Roman (inclusive nas tabelas, gráficos e legendas), tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, parágrafo alinhado à esquerda e margens de 2.0 cm nas laterais, no topo, e abaixo.

ü  Use a função de numeração de páginas automática para numerar as páginas e também a função linhas numeradas de modo contúnuo.

Estilo Científico

Utilize sempre sinais e símbolos em conformidade com o Sistema Internacional de Unidades (metro, segundo, quilograma, etc.)

Unidades Geográficas: As coordenadas geográficas, se for o caso, poderão ser apresentadas em UTM ou em Graus, Minutos e segundos.

 O nomes de Gêneros e nomes de espécies devem ser escritos em itálico.

 

 

Ao final de todos os tipos de manuscritos, deverão vir as seguintes seções:

 

Agradecimentos: Os agradecimentos devem trazer as pessoas e instituições que contribuíram diretamente para a realização do trabalho. As fontes de financiamento devem ser identificadas pelo nome do financiador e, se for o caso, número de processo correspondente. Da mesma forma, as autorizações de Órgãos Ambientais, de Pesquisa Animal, de Pesquisa que envolva Humanos ou outros similares deverão ser indicados.  Artigos que não contenham esta informação não será considerado para avaliação, retornando aos autores imediatamente para atendimento à exigência.

Princípios éticos e antiplagiarismo: A revista é firmemente contrária à práticas antiéticas por parte dos autores, que incluem a inclusão de autores sem seu consentimento ou ainda, a omissão de autores que tenham comprovadamente contribuído para o alcance dos resultados. Também não aceitamos o fatiamento da produção científica (“salame Science”). Deve ser identificada a participação dos autores quanto à/ao/o: a) concepção, planejamento, análise ou interpretação dos dados; b) redação do artigo ou sua revisão intelectual crítica; c) responsabilidade pela aprovação final para publicação. A participação na obtenção de fundos ou na coleta de dados não justifica autoria. Outras contribuições devem ser reconhecidas separadamente, sob a forma de agradecimentos. Destaca-se que, sob os aspectos legais, os autores e co-autores de trabalhos científicos assumem a responsabilidade profissional, pública, ética e social da publicação de acordo com a Lei do Direito Autoral. Em caso de desrespeito à estes preceitos éticos o artigo poderá ser excluído do processo de avaliação, publicação e, em casos em que o artigo já tiver sido publicado, o mesmo poderá sofrer retratação que incluem desde uma declaração associada ao artigo publicado informando de sua retratação, até mesmo à sua exclusão da base de publicações sendo substituído por um informe de retratação. Aos autores será conferido o pleno direito à defesa em caso de arguição que os editores venham a receber quanto aos preceitos éticos aqui estabelecidos.

Conflitos de interesse: Os autores deverão indicar claramente a existência ou não, de conflitos de interesse.

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