ACÚMULO DE DEPOSIÇÃO DE LIXO EM AMBIENTES COSTEIROS: A PRAIA OCEÂNICA DE PIRATININGA – NITERÓI – RJ

Autores

  • Saulo Cezar Guimarães Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.9884

Palavras-chave:

Poluição, Ambientes costeiros, Lixo

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.9884

 

O estágio final das atividades produtivas e consumistas de uma sociedade é a geração de grande quantidade de material de descarte, superior a capacidade da natureza e desta sociedade de eliminá-lo e/ou reutilizá-lo.A produção excessiva de lixo na contemporaneidade compromete o equlíbrio dos ambientes naturais do planeta e a qualidade de vida dos seres que neles sobrevivem. Este trabalho apresenta uma crítica pautada nos conceitos de vulnerabilidades socioambientais das ciências ambientais aos resultados obtidos na coleta de material, observação e pesquisa de campo realizado em um período sazonal e estacionalentre os anos de 2002 e 2003, que teve como objetivo monitorar a poluição, deslocamento e deposição de lixo na praia de Piratininga, Niterói-RJ. Os resultados indicaram que a região é poluída por diversos agentes antrópicos, diretos e indiretos, incidindo descontinuamente e de maneira desigual por toda extensão da praia. Foram observados pelo menos quatro grandes agentes poluidores:as correntes marinhas, os turistas, o comércio local e a ação das ressacas sobre ocalçadão,desmontado-o.A pesquisa aponta para a importância de ações coordenadas entre o poder público, sociedade e iniciativa privada para diminuir a poluição na região e para uma conscientização dos problemas que o lixo causa na praia de Piratininga e nos ambientescosteiros do país.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Cezar Guimarães Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Meio Ambiente (UERJ), mestre em Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursando Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Atualmente é professor-tutor do curso de especialização em Gestão Pública Municipal (PNAP-Unirio) nas disciplinas Políticas Públicas, Gestão Democrática e Participativa, Gestão de Redes Públicas e Orientação de TCC, também professor de Geografia do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói - RJ, do Centro Educacional Adventista do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Meio Ambiente, Geografia, Novas Tecnologias de Ensino e Educação.

Downloads

Publicado

2015-01-08

Como Citar

Farias, S. C. G. (2015). ACÚMULO DE DEPOSIÇÃO DE LIXO EM AMBIENTES COSTEIROS: A PRAIA OCEÂNICA DE PIRATININGA – NITERÓI – RJ. Geo UERJ, 2(25), 276–296. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.9884

Edição

Seção

Artigos