AS REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DE COVID-19 NO TURISMO DOS PRINCIPAIS DESTINOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Carolina Todesco, Maria Aparecida Pontes da Fonseca, Itamara Lúcia da Fonseca, Fernanda Raphaela Alves Dantas

Resumo


O ano de 2020 vivenciou uma crise histórica, desencadeada pela pandemia de Covid-19. O turismo está entre as atividades econômicas mais atingidas pela crise e sendo o estado do Rio Grande do Norte (RN) um importante destino turístico brasileiro, o presente artigo tem por objetivo analisar as repercussões desta crise no setor de turismo dos principais destinos do RN, ao longo do ano de 2020. A pesquisa é de natureza exploratória e explicativa, com análise qualitativa e quantitativa de dados primários e secundários. Os resultados mostram que o ano de 2020 pode ser dividido em dois diferentes momentos: o primeiro se refere ao 1º semestre de 2020, período de acirramento da crise, com altas taxas de desemprego no setor e dependência dos trabalhadores autônomos e informais das redes de solidariedade e das políticas de seguridade social; o segundo momento se refere à retomada do turismo regional/rodoviário a partir de julho de 2020 e, posteriormente do turismo nacional/aéreo, que reaquece o mercado de trabalho do setor, mesmo ainda em tempos de pandemia.

Palavras-chave


Covid-19. Turismo. Natal/RN. Tibau do Sul/RN. São Miguel do Gostoso/RN.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.61317



Direitos autorais 2021 Carolina Todesco, Maria Aparecida Pontes da Fonseca, Itamara Lúcia da Fonseca, Fernanda Raphaela Alves Dantas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons