A DIFUSÃO DA PLATAFORMA AIRBNB E A NOVA GEOGRAFIA DO TURISMO EM NATAL/RN
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87056Palavras-chave:
Airbnb; turismo; Natal/RN.Resumo
Com a difusão de plataformas digitais na dinâmica socioespacial dos lugares turísticos, o Airbnb assume protagonismo, ocasionando uma reestruturação dos meios de hospedagem tradicionais, incorporando novos atores e promovendo uma nova geografia do turismo. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é analisar como o avanço da plataforma Airbnb em Natal tem repercutido no setor de hospedagem tradicional e alterado a dinâmica do território turístico natalense. Nos procedimentos metodológicos, recorreu-se a pesquisas documentais e bibliográficas. Foram utilizadas informações do AirDNA para captar o histórico do Airbnb em Natal e da Secretaria Municipal de Tributação de Natal (SEMUT) com o intuito de observar o comportamento das hospedagens tradicionais (hotéis, albergues, pousadas e apart-hotéis) de 2019 a 2024. Constatou-se que os meios de hospedagens tradicionais sofrem retração, acentuando sua concentração espacial na principal área turística, enquanto os imóveis cadastrados na plataforma Airbnb aumentam e se dispersam mais no tecido urbano de Natal, demonstrando maior capilaridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Aparecida Pontes da Fonseca, Hugo Aureliano da Costa, Ricardo Rayan Nascimento Rocha, Maria Heloisa de Souza Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.