DO TURISMO DAS ÁGUAS MINERAIS AO TURISMO EM ÁREAS RURAIS: a microrregião de São Lourenço (MG).

Autores

  • Alexandre Carvalho de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - campus Poços de Caldas.
  • Roberto Marques Neto Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Rafael de Mello Castro Bacha Universidade Federal de São Carlos
  • Enéas Rente Ferreira Universidade Estadual Paulista/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.5932

Palavras-chave:

Turismo, Espaços Rurais, Desenvolvimento Regional, Sociedade, Meio Ambiente.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.5932

 

As mudanças nos interesses da sociedade refletem na apropriação dos espaços urbanos e rurais para as práticas turísticas. Devido a isto, sucessivas transformações coexistem nos centros receptores de turistas, o que resulta em distintos arranjos especiais e socioeconômicos em um determinado território. Este artigo tem o objetivo de mostrar como ocorreu o processo de turistificação na microrregião de São Lourenço (MG), onde, inicialmente a atividade se desenvolveu nas estâncias hidrominerais, em ambientes urbanos, e, com a progressiva maior valorização da natureza e dos espaços rurais pela sociedade, outras localidades, anteriormente eminentemente agrárias, atualmente recebem consideráveis investimentos turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - campus Poços de Caldas.

Doutor em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - campus Poços de Caldas. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários (Unesp/Rio Claro).

Roberto Marques Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutor em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Rafael de Mello Castro Bacha, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Ciências Sociais (UFSCAR)

Enéas Rente Ferreira, Universidade Estadual Paulista/Rio Claro

Livre Docente. Professor do Departamento de Geografia da Unesp/Rio Claro. Coordenador do Núcleo de Estudos Agrários (Unesp/Rio Claro).

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

de Andrade, A. C., Marques Neto, R., Bacha, R. de M. C., & Ferreira, E. R. (2014). DO TURISMO DAS ÁGUAS MINERAIS AO TURISMO EM ÁREAS RURAIS: a microrregião de São Lourenço (MG). Geo UERJ, 2(25), 57–78. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.5932

Edição

Seção

Artigos