AS FORMAS DE CRESCIMENTO E O ZONEAMENTO MORFOLÓGICO-FUNCIONAL DA CIDADE MÉDIA DE ITAJUBÁ (MINAS GERAIS).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.55439

Palavras-chave:

Cidades Médias, Zoneamento Morfológico-Funcional, Crescimento, Dinâmicas socioespaciais, Expansão Urbana.

Resumo

Uma cidade apresenta três formas de crescimento, o populacional, a expansão de sua área urbana, e a verticalização. Entretanto, devido as condições econômicas, socioespaciais, políticas e ambientais que se interatuam em um espaço geográfico, as formas de crescimento se manifestam de variadas maneiras nas mais diversas cidades, contribuindo, inclusive, para a formação de áreas com diferentes paisagens, condições socioeconômicas e funcionalidades em seu interior. No contexto de uma cidade média, o papel de intermediário em uma rede urbana, faz com que moradores dos espaços urbanos e rurais de sua área de influência a procure para o trabalho, o entretenimento e o consumo de bens e serviços. Este artigo tem como objetivo demonstrar os processos de crescimento que ocorreram em Itajubá, entre 1980 e 2019, para, posteriormente, realizar uma proposta de zoneamento morfológico-funcional desta cidade média localizada no Sul de Minas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - campus Poços de Caldas.

Doutor em Geografia: Organização do Espaço (Unesp/Rio Claro). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - campus Poços de Caldas.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas.

Rogério Coli da Cunha, IFSULDEMINAS

Geógrafo (UNIVERSITAS/FEPI) e Mestre em Engenharia da Energia (UNIFEI).

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - campus Poços de Caldas.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

de Andrade, A. C., & da Cunha, R. C. (2023). AS FORMAS DE CRESCIMENTO E O ZONEAMENTO MORFOLÓGICO-FUNCIONAL DA CIDADE MÉDIA DE ITAJUBÁ (MINAS GERAIS). Geo UERJ, (43), e55439. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.55439