AS FORMAS DE CRESCIMENTO E O ZONEAMENTO MORFOLÓGICO-FUNCIONAL DA CIDADE MÉDIA DE ITAJUBÁ (MINAS GERAIS).
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.55439Palavras-chave:
Cidades Médias, Zoneamento Morfológico-Funcional, Crescimento, Dinâmicas socioespaciais, Expansão Urbana.Resumo
Uma cidade apresenta três formas de crescimento, o populacional, a expansão de sua área urbana, e a verticalização. Entretanto, devido as condições econômicas, socioespaciais, políticas e ambientais que se interatuam em um espaço geográfico, as formas de crescimento se manifestam de variadas maneiras nas mais diversas cidades, contribuindo, inclusive, para a formação de áreas com diferentes paisagens, condições socioeconômicas e funcionalidades em seu interior. No contexto de uma cidade média, o papel de intermediário em uma rede urbana, faz com que moradores dos espaços urbanos e rurais de sua área de influência a procure para o trabalho, o entretenimento e o consumo de bens e serviços. Este artigo tem como objetivo demonstrar os processos de crescimento que ocorreram em Itajubá, entre 1980 e 2019, para, posteriormente, realizar uma proposta de zoneamento morfológico-funcional desta cidade média localizada no Sul de Minas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandre Carvalho de Andrade, Rogério Coli da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.