O ESPAÇO PÚBLICO NA CONTEMPORANEIDADE E NO FUTURO: O UTOPISMO QUANDO APLICADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.45132

Palavras-chave:

Espaço Público. Utópico. Coexistência. Cidade

Resumo

Introdução: Na contemporaneidade, o espaço público urbano, mais precisamente: as ruas, calçadas, parques e praças, por muitas vezes, têm seu uso e funções subutilizadas, conflituosas, predominando o desvio de função, o medo e a diferença em contraponto ao espaço público autêntico, ou seja, aquele de livre acesso, tanto físico, quanto simbólico. Com a popularização do automóvel, com o aumento da violência e com a baixa qualidade formal e funcional do espaço público contemporâneo, temos uma problemática em curso, ou seja, espaços públicos que já não cumprem sua função. Objetivo: Dessa forma, visando maximizar seu uso e reduzir seus conflitos, propomos como objetivo refletir sobre os estudos desenvolvidos acerca do espaço público ideal e utópico. Para tanto, levantamos os seguintes questionamentos: a) o que é um bom espaço público? b) o que visa um espaço público utópico? c) o que vem sendo idealizado e já implantado? Metodologia: Nosso aporte metodológico teve por base a pesquisa bibliográfica. Resultados:  Dentre os resultados, destacamos que no utopismo a coexistência (sociocultural, ambiental e entre modais de transportes) constitui a sua principal característica. Já o bom espaço público é aquele capaz de despertar o desejo de permanência de seus usuários. Conclusão: O espaço público utópico demandará impactante mudança socioespacial em nossas cidades, considerando novas mobilidades, energias alternativas, recriação da paisagem primária e, principalmente, primar pela coexistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Franciscon, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação  Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná. Especialista em Gestão Pública Municipal -UEM; Arquiteto e Urbanista- UNIPAR; Tecnólogo em Construção Civil -UTFPR; Servidor na Secretaria de Planejamento – Prefeitura municipal de Campo Mourão – PR

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente.

Atualmente é Professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Paraná e  professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Franciscon, A., & Bovo, M. C. (2021). O ESPAÇO PÚBLICO NA CONTEMPORANEIDADE E NO FUTURO: O UTOPISMO QUANDO APLICADO. Geo UERJ, (39), e45132. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.45132