DA TEORIA À PRÁTICA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE CAMPO DE GEOGRAFIA / FROM THEORY TO PRACTICE: EXPERIENCES IN GEOGRAPHY FIELD STUDIES
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.28828Palavras-chave:
Aula de campo, Metodologia, Teoria, Prática, GeografiaResumo
O artigo tem como propósito demonstrar a importância da aula de campo na formação do profissional em Geografia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão. A aula de campo consiste em uma importante metodologia de ensino e aprendizagem, exigindo por parte do professor um planejamento relevante: a preparação, a realização, os resultados e a avaliação. A metodologia desta reflexão foi constituída de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos científicos – em específico, o Boletim Paulista de Geografia n°. 84 de 2006, cuja temática é aula de campo. Foram aplicados questionários organizados com questões de múltiplas escolhas e dissertativas aos discentes do 2º, 3º, 4º e 5º anos do curso de Geografia, e, para os docentes, um roteiro de questões seguido de entrevistas, que foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados foram tabulados, seguidos da elaboração de gráficos e análise. Na UNESPAR, destacamos que as contribuições das aulas de campo como metodologia de ensino constituem importante estratégia para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, pois permitem que o professor avance além dos conteúdos aplicados em sala de aula, ampliando a compreensão da realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.