DA NOVA MALHA URBANA AO TECIDO CONSOLIDADO: A EXPANSÃO URBANA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA EM JOÃO PESSOA – PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.44244

Palavras-chave:

Expansão urbana. Malha Urbana. Produção Imobiliária. Incorporação imobiliária. João Pessoa-PB

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar mudanças recentes na configuração do espaço intraurbano de uma cidade por meio da análise da atuação do setor imobiliário, de modo a caracterizar o processo de expansão urbana em seu território no início do século XXI. O objeto empírico da pesquisa é João Pessoa, cidade do Nordeste brasileiro que apresentou célere e intenso aumento da produção imobiliária na última década. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, acerca dos referenciais teóricos e conceituais, e pesquisa documental, que levantou legislações urbanas referentes à expansão do perímetro urbano de João Pessoa, dados econômicos das Relações Anuais de Informações Sociais e informações da “Pesquisa de Mercado do Setor de Lançamentos Imobiliários” contratada pelo Sindicato da Construção Civil de João Pessoa, no período compreendido entre os anos 2006  e 2015. As informações coletadas foram sistematizadas em mapas, gráficos e tabelas que embasaram as análises acerca da expansão urbana em João Pessoa, cuja dinâmica apresentou mudanças e permanências, ao passo que a atuação do setor imobiliário expandiu o tecido urbano para áreas caracteristicamente rurais e, ao mesmo tempo, atuou em espaços consolidados da cidade, intensificando a ocupação do solo e diferenciando seus usos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Dieb Martins, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

doutoranda em Arquitetura e Urbanismo

Doralice Sátyro Maia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Departamento de Geociências - Programa de Pós-Graduação em Geografia e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Colaboradora da Pós-Graduação em Geografia da UFPE.

Bolsista CNPq-1D

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Martins, P. D., & Maia, D. S. (2019). DA NOVA MALHA URBANA AO TECIDO CONSOLIDADO: A EXPANSÃO URBANA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA EM JOÃO PESSOA – PB. Geo UERJ, (35), e44244. https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.44244