REFLEXÕES SOBRE O TERRITÓRIO: IDEIAS A SEREM EXPLORADAS A PARTIR DO DIÁLOGO DA GEOGRAFIA COM OUTRAS CIÊNCIAS / REFLECTIONS ABOUT THE TERRITORY CONCEPT: IDEAS TO BE EXPLORED FROM THE DIALOGUE BETWEEN GEOGRAPHY AND OTHER SOCIAL SCIENCES

Gabriel Bias Fortes

Resumo


O estudo disserta acerca da evolução da concepção do território na Geografia desde a associação do território como condição de existência do Estado até a concepção de multiterritorialidades e ideia do território como forma apropriação do espaço. A partir desta análise e através do levantamento bibliográfico em outras ciências (como nas ciências políticas e no Direito) e na própria legislação brasileira, é estabelecido um diálogo de como o território é abordado como objeto de estudo nestas ciências e como ele pode ser inter-relacionado na Geografia. Pode-se falar em territorialidades de direito (legalmente constituídas) de territorialidades de fato (observada as condições de materialidade na apropriação espacial e relações de poder existentes) ao abordar a possibilidade de múltiplas territorialidades no espaço? Ainda que às vezes se pense no conceito de território de forma objetiva, percebe-se neste tipo de reflexão a complexidade que envolve o tema.


Palavras-chave


Território, Territorialidades de Direito, Territorialidades de Fato

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.35973



Direitos autorais 2018 Gabriel Bias Fortes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons