RELAÇÃO DOS PROCESSOS EROSIVOS LINEARES COM OS ATRIBUTOS DO RELEVO NO MUNICÍPIO DE UNISTALDA - RS / LIST OF EROSION LINEAR WITH ATTRIBUTES OF RELIEF IN MUNICIPALITY UNISTALDA - RS

Igor da Silva Knierin, Romario Trentin, Luís Eduardo de Souza Robaina

Resumo


A degradação dos solos afeta extensas áreas na região Centro-Oeste a Oeste do Rio Grande do Sul, onde se identificam feições superficiais como processos erosivos lineares e núcleos de arenização, que desencadeiam sérios problemas ambientais. Integrado a isso, este trabalho possuiu como objetivo, o mapeamento dos processos erosivos lineares e identificar sua relação com os diferentes atributos morfométricos do relevo no município de Unistalda - RS - Brasil. Os procedimentos metodológicos se basearam na elaboração e análise de mapas temáticos dos processos erosivos lineares e do relevo, os quais foram realizados no ArcGIS® 10.1 com base em imagens de satélite ópticas e de RADAR SRTM. Desta forma, identificou-se nas áreas afetadas pela erosão dos solos como mais recorrentes, altitudes inferiores a 200 m, com a classe de 150-200 m, declividades superiores a 5%, com a classe 5-15%, perfis de curvatura côncavos, planos de curvatura convergentes e formas das vertentes côncavo-convergente. Frente a isso, observou-se satisfatório no presente estudo a utilização de técnicas de geoprocessamento, integradas ao SIG, com base em imagens de satélite ópticas e de RADAR SRTM, conforme validado nos trabalhos de campo.

Palavras-chave


Erosão dos Solos. Morfometria. Relevo. SIG. SRTM

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.23397



Direitos autorais 2018 Geo UERJ

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons