ESPAÇO PÚBLICO E LAZER: O RETRATO DOS USUÁRIOS DA ÁREA EXTERNA DO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ PR, BRASIL

Autores

  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão. Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento e do Colegiado de Geografia da UNESPAR.
  • Pedro Henrique Bruno Martins Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.19472

Palavras-chave:

Espaço público, Lazer, Parque urbano

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2016.19472

Os espaços públicos de lazer são alvos de debates entre urbanistas, sociólogos e geógrafos, além de estar no campo de discussão do planejamento urbano. Estes locais constituem-se hoje como potenciais áreas de socialização, e atendem a diferentes usos e interesses nas cidades, servindo, inclusive, como áreas de valorização imobiliária. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o espaço de lazer produzido pela pista de caminhada na parte externa do Parque do Ingá na cidade de Maringá (PR), destacando o perfil dos usuários que frequentam este espaço público. Utilizou-se como metodologia: o levantamento bibliográfico, a pesquisa in loco, levantamento qualitativo e quantitativo, e aplicação de questionário com questões semiestruturadas. Dentre os resultados obtidos por meio das entrevistas, estão: a predominância do gênero masculino, o nível superior de escolaridade da maioria dos usuários, e a renda predominante entre dois e quatro salários mínimos. O lazer foi identificado como principal motivo de atração pelo público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão. Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento e do Colegiado de Geografia da UNESPAR.

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente.

Atualmente é Professor adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade Estadual de Ciências e letras de Campo Mourão, atuando na area de Geografia Humana ( Geografia Urbana) e Metodologia de Ensino de Geografia.

Pedro Henrique Bruno Martins, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Maringá.

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

Bovo, M. C., & Martins, P. H. B. (2016). ESPAÇO PÚBLICO E LAZER: O RETRATO DOS USUÁRIOS DA ÁREA EXTERNA DO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ PR, BRASIL. Geo UERJ, (29), 325–353. https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.19472

Edição

Seção

Artigos