Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é de excelência e tem total aderência e pertinência para a ciência geográfica, é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou veículo de divulgação científica; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2 MB)
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman; tamanho 12; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.
  • O primeiro autor do manuscrito é doutor (em caso de discentes de doutorado, o manuscrito conta com a co-autoria de pelo menos um doutor ou foi apresentada carta de recomendação de publicação do orientador de doutorado).
  • O manuscritos tem até 3 (três) autores. Caso sejam listados mais autores, em um limite de até 05 (cinco), é apresentada carta com o detalhamento da contribuição de cada co-autor para o manuscrito.
  • Para o caso de não nativos, o manuscrito integral em língua estrangeira é apresentado com atestado de tradução profissional qualificado, bem como a versão em português do manuscrito.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O trabalho deve ser de excelência, ter total aderência e pertinência para a ciência geográfica, ser original e não estar parcial ou integramente publicado em nenhum outro veículo de publicação científica.
  • A revista aceita manuscritos em que o primeiro autor seja doutor. O conselho editorial poderá aceitar manuscritos de discentes de doutorado, desde que pelo menos um dos autores tenha titulação de doutorado ou o orientador de doutorado emita uma carta recomendação da publicação.
  • Os manuscritos devem apresentar um limite de 3 (três) autores. O conselho editorial poderá aceitar até 05 autores, desde que seja apresentada um carta com o detalhamento da contribuição de cada co-autor para o manuscrito.
  • Cada pesquisador pode submeter no máximo um artigo por ano (12 meses corridos) como autor principal ou coautor.
  • A revisão gramatical do texto é de responsabilidade dos autores.
  • Para o abstract, resumen ou résumé é necessária a apresentação de atestado de tradução por profissional devidamente registrado no conselho de classe ou documento comprobatório de domínio na língua.
  • Para o caso de não nativos, os manuscritos integrais em língua estrangeira deve ser apresentado atestado de tradução profissional, bem como a versão em português do manuscrito.
  • Para todas as pesquisas que envolvem pessoas, os autores devem encaminhar, juntamente com o artigo submetido, o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição na qual a pesquisa foi realizada, bem como referência à existência de termo de consentimento livre e esclarecido submetido aos participantes da pesquisa.
  • Ao submeterem trabalhos para publicação na Geo UERJ, os autores concordam com as diretrizes editoriais da Revista e assumem inteira responsabilidade sobre o texto, ilustrações, tabelas e demais elementos de cada trabalho submetido.
  • Geo UERJ não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.
  • O processo editorial, desde a submissão à publicação, pode demorar até 1 (um) ano. No caso de Dossiê especial, pela natureza temática e excepcional, a publicação poderá ser mais acelerada se comparado com o fluxo tradicional do periódico.
  • Cabe ao autor responsável pelo envio do manuscrito:
  • Não serão aceitas inclusão de autores após o início da avaliação do texto, favor notificar a editoria da revista se identificar algum erro desta natureza imediatamente após o envio do texto.
  • O corpo editorial poderá rejeitar o artigo caso as exigências acima não sejam atendidas.

 

Em caso de dúvidas, enviar mensagem para geouerjrevista@gmail.com

 

POLÍTICA EDITORIAL

Ética na publicação

A Geo UERJ segue, tanto do ponto de vista ético quanto operacional as diretrizes do Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/core-practices), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://cnpq.br/documentos-da-ciac), além das regras da comissão de ética da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (http://www.sr2.uerj.br/sr2/coep/index.php?mod=regulamenta.htm). Estas diretrizes visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes e possíveis violações de ética.

 

A revista Geo UERJ é signatária da San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA), um conjunto de recomendações que visa melhorar as maneiras pelas quais a produção científica é avaliada por agências financiadoras, instituições acadêmicas e outras partes.

 

Responsabilidades dos atores envolvidos no processo de editoração/publicação

Aos autores: devem garantir que o texto é inédito e que foram feitas as devidas citações aos textos consultados na elaboração do manuscrito. O trabalho apresentado deve ter embasamento teórico que sustente uma discursão clara e objetiva, bem como possibilite a replicação dos experimentos. Não serão aceitos plagio, autoplágio, altos valores de verossimilhança e autocitação, tão pouco a submissão do mesmo manuscrito para mais de uma revista ou veículos de divulgação científica, ambas as situações são comportamentos antiéticos. Devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse, financeiro ou não, direto e/ou indireto.

Editores: é responsabilidade dos editores avaliar os textos levando em conta somente o seu mérito. Não devem utilizar informações não publicadas para embasamento de sua própria pesquisa sem o consentimento do autor.

Avaliadores: o documento recebido deve ser tratado com confidencialidade. Não deve utilizar as informações dos originais avaliados para benefício de sua própria pesquisa. As avaliações devem ser claras e conter todos os argumentos necessários para fundamenta-la, desta forma os autores poderão aprimorar seus artigos. O parecerista deve comunicar o editor caso não se sinta qualificado e/ou tenha algum conflito de interesse com o manuscrito.

Plágio

A partir do número 28, os artigos submetidos à Geo UERJ e aprovados na avaliação por pares são submetidos ao sistema de prevenção de plágio iThenticate. Se detectada altas taxas de similaridade com trabalhos publicados previamente em veículos que tenham ISSN/ISBN o autor será notificado e o manuscrito rejeitado.

 

Autoria

Configuram como autores apenas aqueles que contribuíram intelectualmente para o desenvolvimento do estudo. O autor deve atender um ou mais dos seguintes requisitos: (1) participação na idealização do desenho e no desenvolvimento do estudo; (2) participação na coleta, análise e interpretação dos dados; (3) participação na redação do estudo Colaborar na coleta de dados, revisar, participar de banca de qualificação e/ou defesa, realizar alguma técnica ou ceder equipamentos para obtenção de dados não são, por si só, critérios suficientes para autoria de um estudo. Nessas situações, quem colaborou pode ser citado em Agradecimentos.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

Serão aceitos para publicação na Revista Geo UERJ os seguintes trabalhos:

artigos: relacionados à temática da Revista, com aderência total à Geografia e apresentados sob a forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa. Extensão entre 15 e 30 páginas, incluindo as referências;

resenhas: de livros, teses, dissertações e filmes. Os textos devem estar relacionados à temática da Revista. Devem ter entre 3 a 5 páginas;

traduções: propõe-se a publicar contribuições de autores clássicos e contemporâneos da Geografia através de traduções inéditas de artigos ou capítulos de livro, com a devida autorização e termo de consentimento do autor ou do periódico. 

entrevistas: entrevistas originais com pesquisadores de relevância na Geografia e áreas afins com a prévia autorização de publicação do entrevistado. 

Serão aceitos artigos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano, desde que correspondam ao idioma original do(s) autor(es), ou seja apresentada declaração de tradução realizada por profissional devidamente registrado no conselho de classe.

 

Preparação dos originais

Os textos deverão ser editados em MS Office 2007 (Word) ou versões posteriores, em espaço 1,5 fonte Times New Roman, tamanho 12. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). A paginação deverá ser feita no alto, à direita.

 

- Títulos

O título do trabalho (no idioma do artigo e um correspondente em inglês e em espanhol) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. Se houver subtítulo, usar letras minúsculas. O subtítulo deve ser separado do título por dois pontos.

 

- Resumo e palavras-chave

O resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no idioma do artigo com seus correspondentes em inglês (abstract e keywords) e em espanhol (resumem e palavras-chave). Cada resumo deve ter um máximo de 15 linhas (250 palavras) em espaço simples, acompanhado de uma relação de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho, a palavras –chave devem ser separadas por ponto (ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumos: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.

- Estrutura do Texto

A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). É necessário conter introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais.

- Apresentação de figuras e ilustrações: Tabelas e ilustrações devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência (ABNT NBR 14724-abril/2011). As tabelas devem ser elaboradas de acordo com a Norma de Apresentação Tabular do IBGE e devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples). As ilustrações devem apresentar título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) deverão ser enviadas em formato TIFF ou JPG, já inseridas no corpo do texto, com indicação da fonte na parte inferior.

 

- Notas de rodapé:

As notas devem ser inseridas no rodapé da página com fonte tamanho 10.

 

- Citações:

As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (agosto de 2002). As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman fonte tamanho 10.

Citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão:

- sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Russo (1997, p.54) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (SILVA, 1997, p. 54).

 

- Agradecimentos:

Devem estar após as conclusões/considerações e antes das referências.

 

- Referências:

As referências são alinhadas da margem esquerda,  espaçamento simples, separadas entre si por um espaço simples

Quando houver até três autores todos devem ser indicados. Se houver quatro ou mais autores é sugerido que indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.

Quando há várias referências de um mesmo autor deve se indicar o seu nome em todas elas, não se deve utilizar o sublinhado.

A seguir alguns exemplos para elaboração de referências.

- Livros:

AUTOR(ES). Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização, revisão crítica, tradução etc). Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data (ano). Número de páginas ou volumes.

Exemplo: SILVA, José Graziano da. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982. 192p.

 

- Dissertações e teses:

AUTOR. Título: subtítulo. Data. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau)-vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver).

Exemplo: MARAFON, Glaucio José. A dimensão espacial do complexo agroindustrial soja no estado do Rio Grande do Sul. 1998. 225f. Tese (Doutorado em Geografia) — Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988.

 

- Capítulos de livro:

AUTOR(ES) Título do capítulo. In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo.

Exemplo: HAESBART, Rogério. Desterritorialização: entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. 353p. p. 165–205.

 

- Trabalhos apresentados em congressos:

AUTOR(ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Título... Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho.

Exemplo: RUA, João. Transformações sócio-espaciais do rural fluminense. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 14., 1998, Presidente Prudente. Comunicações [...] Presidente Prudente: UNESP, FCT, 1998. p. 300–301.

 

- Artigos de revistas

AUTOR(ES) DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo.

Exemplo: FERREIRA, Assuério. Migrações internas e subdesenvolvimento: uma discussão. Revista de Economia Política, São Paulo, v.6, n.1, p. 98-124. ja.n/jun. 1986.

 

- Informação obtida via CD-ROM:

AUTOR(ES). Título. Local de publicação (cidade): editora, data (ano). Tipo de suporte. Notas.

Exemplo: CIDE. Anuário Estatístico do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nigraph, 1997. CD-ROM.

 

- www:

AUTOR(ES). Título. Disponível na Internet. Endereço. Data de acesso.

Exemplo: MOARES, Antonio Carlos R. de. O território brasileiro no limiar do século XXI. Disponível em: www.geografia.igeo.uerj.br/dgeo/geouerj1h/tonico.htm. Acesso em: 30 maio 2000.

 

ENVIO DE ARTIGOS E RESENHAS (COMO SE CADASTRAR)

Artigos e resenhas devem ser enviados pelo sistema, para tanto deve ter se cadastrado no site da revista com o perfil de autor.

Caso não possua o cadastro siga os passos abaixo para efetua-lo:

1 - Para se cadastrar no sistema o autor deve clicar em CADASTRO (localizado no menu da revista)

2 - Preencher o formulário com informações de: Login, senha, Prenome (Primeiro nome), nome do meio, sobrenome, iniciais, sexo, instituição, email, País, e marcar a opção AUTOR. Ao final clique em Cadastrar.

 

Submissão via sistema OJS

1 - Após o cadastro, logar no sistema (para tanto preencha as informações de login e senha na barra lateral direita) para confirmar clicar em acesso;

2 - Após o login, clicar em Nova Submissão;

3 - Em "Passo 1. Início" confirme as condições para submissão caso seu artigo as cumpra, concorde com o Direito Autoral da Revista, no campo "Comentários para o editor" inserir até cinco (5) avaliadores em potencial para o seu artigo, informando:  nome, instituição, titulação e email para contato, clique em Salvar e Continuar.

4 - Clicar em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, clicar em abrir em seguida em Transferir, clicar em Salvar e Continuar.

5 - Inserir corretamente os campos com as informações dos autores no "Passo 3. Metadados da submissão (indexação)" devendo constar: Nome do autor(res), ORCID, identificação da instituição a que pertencem, país de origem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s); e dados sobre o artigo (título, resumo, palavras-chave etc.). Clique em Salvar e Continuar.

6 - Transferir os documentos anexos, se houver, clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, Preencher o título correto e clique em Salvar e Continuar. Se houver mais de um arquivo para submeter repita o processo até enviar todos eles para o sistema. Após clique em Salvar e Continuar;

7 - Conferir se os arquivos enviados estão corretos e clicar em Concluir Submissão.

Dossiê XIX SBGFA: Antropoceno e Mudanças ambientais

Seção dedicada exclusivamente aos convidados e selecionados a partir da participação no XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Artigos que não se enquadrem nesse escopo serão rejeitados.

Dossiê Propriedade urbana, aluguel e renda imobiliária. Teoria e História.

Karl Marx formulou a crítica da teoria do valor-trabalho e, particularmente, a da moderna propriedade privada da terra, que constitui uma forma histórica específica da propriedade. Esta vem sendo reconstituída pelo capital na consideração de que o monopólio da propriedade da terra envolve dois aspectos: o que dá ao proprietário o direito de explorar e de extrair os elementos naturais da terra e aquele que dá o direito do proprietário de dispor de uma parcela do Planeta para seu uso exclusivo. Em O capital, na Seção Sexta, em uma dezena de capítulos foi analisada a renda da terra na agricultura e apenas em um deles foram expostas indicações de como entender a renda dos terrenos na construção, nas minas e o preço da terra.  Daí que se apresenta o desafio, teórico e histórico, de como a partir desses apontamentos avançar a compreensão das desigualdades na urbanização contemporânea. E, de como superar as formas rentistas de produção e uso da cidade, cujo resultado é a superexploração e a degradação do metabolismo urbano. A pergunta é como a propriedade, o aluguel e a renda da terra afetam o habitar urbano. Os trabalhos apresentados poderão analisar diferentes momentos: o da colonização, o da urbanização, o da industrialização ou o da financeirização. A preocupação do Dossiê é ampliar a crítica da Economia Política na perspectiva da produção social do espaço urbano na América Latina.

Data final para envio do artigo: 30/03/2024

Dossiê XVII Geocrítica

Artigos de pesquisadores que participaram das mesas redondas na qualidade de coordenadores ou convidados no XVII Geocrítica. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.