Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é de excelência e tem total aderência e pertinência para a ciência geográfica, é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou veículo de divulgação científica; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2 MB)
- O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman; tamanho 12; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.
- O primeiro autor do manuscrito é doutor (em caso de discentes de doutorado, o manuscrito conta com a co-autoria de pelo menos um doutor ou foi apresentada carta de recomendação de publicação do orientador de doutorado).
- O manuscritos tem até 3 (três) autores. Caso sejam listados mais autores, em um limite de até 05 (cinco), é apresentada carta com o detalhamento da contribuição de cada co-autor para o manuscrito.
- Para o caso de não nativos, o manuscrito integral em língua estrangeira é apresentado com atestado de tradução profissional qualificado, bem como a versão em português do manuscrito.
Dossiê XIX SBGFA: Antropoceno e Mudanças ambientais
Seção dedicada exclusivamente aos convidados e selecionados a partir da participação no XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Artigos que não se enquadrem nesse escopo serão rejeitados.Dossiê Propriedade urbana, aluguel e renda imobiliária. Teoria e História.
Karl Marx formulou a crítica da teoria do valor-trabalho e, particularmente, a da moderna propriedade privada da terra, que constitui uma forma histórica específica da propriedade. Esta vem sendo reconstituída pelo capital na consideração de que o monopólio da propriedade da terra envolve dois aspectos: o que dá ao proprietário o direito de explorar e de extrair os elementos naturais da terra e aquele que dá o direito do proprietário de dispor de uma parcela do Planeta para seu uso exclusivo. Em O capital, na Seção Sexta, em uma dezena de capítulos foi analisada a renda da terra na agricultura e apenas em um deles foram expostas indicações de como entender a renda dos terrenos na construção, nas minas e o preço da terra. Daí que se apresenta o desafio, teórico e histórico, de como a partir desses apontamentos avançar a compreensão das desigualdades na urbanização contemporânea. E, de como superar as formas rentistas de produção e uso da cidade, cujo resultado é a superexploração e a degradação do metabolismo urbano. A pergunta é como a propriedade, o aluguel e a renda da terra afetam o habitar urbano. Os trabalhos apresentados poderão analisar diferentes momentos: o da colonização, o da urbanização, o da industrialização ou o da financeirização. A preocupação do Dossiê é ampliar a crítica da Economia Política na perspectiva da produção social do espaço urbano na América Latina.
Data final para envio do artigo: 30/03/2024
Dossiê XVII Geocrítica
Artigos de pesquisadores que participaram das mesas redondas na qualidade de coordenadores ou convidados no XVII Geocrítica.
Declaração de Direito Autoral
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.