FRIEDRICH RATZEL E A ALMA DO POVO DA AMÉRICA DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48822

Palavras-chave:

Friedrich Ratzel, migrações, povoamento territorial da América do Norte, alma do povo

Resumo

Este texto procura contextualizar o significado da obra do geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904) na atualidade. Ratzel ainda continua sendo identificado como pai do determinismo ambiental e precursor da geopolítica sem levar em consideração outras ideias apresentadas na sua vasta produção acadêmica que compreende mais de 1200 publicações. Destaca-se a influência de Ratzel para a geografia cultural da Escola de Berkeley. A sua abordagem histórico-cultural na geografia e suas reflexões sobre migração, colonização e difusão geográfica foram uma inspiração para Carl Sauer e muitos dos seus discípulos. A tradução do texto “País e Paisagem na Alma do Povo Norte-Americano”, originalmente publicado na Alemanha em 1902, serve como exemplo para discutir como Ratzel concebia os processos de migração, povoamento e a apropriação de terras na América do Norte e as relações entre as culturas imigrantes e as condições ambientais. Ratzel enfatiza os laços entre um país (estruturas políticas), a sua paisagem (meio natural) e os pioneiros americanos, analisados através da “alma do povo”.

Biografia do Autor

Jörn Seemann, Ball State University

Mestre em Geografia pela Universität Hamburg na Alemanha. Doutor em Geografia pela Louisiana State University, nos Estados Unidos. Professor Assistente na Ball State University, nos Estados Unidos.

Breno Viotto Pedrosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Seemann, J., & Pedrosa, B. V. (2019). FRIEDRICH RATZEL E A ALMA DO POVO DA AMÉRICA DO NORTE. Espaço E Cultura, (46), 137–146. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48822

Edição

Seção

ARTIGOS