Nietzsche e as ciências naturais: entrevista com Pietro Gori

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.62905

Resumo

Para tratar das relações entre Nietzsche e o empreendimento científico, convidamos para essa entrevista um dos mais conceituados estudiosos do pensamento nietzschiano na atualidade. Pietro Gori, Ph.D. em Filosofia Moderna e Contemporânea, trabalha como pesquisador no Instituto de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa, onde também atua como professor adjunto das cadeiras de Filosofia da Ciência e Filosofia do Conhecimento. É ainda diretor do "Lisbon Nietzsche Group" do Instituto de Filosofia da NOVA; membro da associação "HyperNietzsche", da "Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos"; do "Seminário Permanente Nietzscheano" e colaborador do "Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart". Suas principais áreas de especialização acadêmica são Filosofia Ocidental Moderna e Contemporânea; História e Filosofia da Ciência; Epistemologia e Antropologia Filosófica. Dentro destas áreas, Pietro Gori dedicou seus trabalhos principalmente aos representantes de uma virada antifundacionalista na filosofia, onde destacam-se Ernst Mach, Friedrich Nietzsche e William James. Sobre esses temas, entre as numerosas publicações de Pietro Gori, em 2019 foi publicado o livro Nietzsche’s Pragmatism. A Study on Perspectival Thought (De Gruyter). 

Biografia do Autor

Pietro Gori, Universidade NOVA de Lisboa

Pietro Gori (Ph.D. em Filosofia Moderna e Contemporânea, 2008) é investigador no instituto de filosofia da Universidade NOVA de Lisboa / Faculdade das Ciências Sociais e Humanas, onde é também professor convidado pelas cadeiras em Filosofia das Ciências e Filosofia do Conhecimento. É diretor do “Lisbon Nietzsche Group;” membro da associação “HyperNietzsche,” da “Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos” e do “Seminario Permanente Nietzscheano;” colaborador da “Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart”. Os principais âmbitos da sua atividade académica são Filosofia Ocidental Moderna e Contemporânea; História e Filosofia da Ciência; Epistemologia; e Antropologia Filosófica. Neste contexto, Gori trabalhou particularmente sobre os representantes duma viragem anti-fundacionalista em filosofia (e.g. Ernst Mach, Friedrich Nietzsche, and William James), assim como sobre a filósofa da ciência inglesa Mary B. Hesse. As suas publicações incluem ensaios monográficos, coleções de ensaios, vários capítulos de livros e artigos em revistas internacionais.

Wigson Rafael Silva da Costa, Universidade NOVA de Lisboa

Doutorando em Filosofia pela Universidade NOVA de Lisboa (2021). Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019-2021). Graduado no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará (2014-2018). Na graduação, pertenceu ao Grupo de Teoria Quântica de Campos em Espaços Curvos (GTQCEC), tendo atuado como bolsista sob orientação do Prof. Dr. Luís Carlos Bassalo Crispino (2014). Integrou o Grupo de Pesquisa em Nietzsche e Filosofia Contemporânea (2018-2020), coordenado pelos professores Dr. Roberto de Almeida Pereira de Barros e Dr. Ernani Pinheiro Chaves, atuando nas considerações de Nietzsche acerca do pensamento científico, bem como nas possíveis relações da obra do filósofo alemão com a de filósofos da ciência, tais como: Thomas S. Kuhn, Paul K. Feyerabend e Werner Heisenberg. No mestrado, obteve uma bolsa de investigação outorgada pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2019-2021), onde investigou a influência do filósofo natural e jesuíta Ruggero Boscovich na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Augusto Passos Videira. É ainda membro do grupo de pesquisa, ensino e extensão Physikos - Estudos em História e Filosofia da Física e da Cosmologia (FACH-UFMS) e do grupo de pesquisa Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) do Departamento de Filosofia da UERJ. Os resultados de sua pesquisa foram publicados em periódicos indexados, bem como na forma de capítulos de livros. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Gravitação e Teoria Quântica de Campos, História e Filosofia das Ciências.

Vinicius Carvallho da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor de Filosofia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Colaborador na disciplina de Filosofia da Ciência na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ) e da disciplina de Filosofia da Física (graduação) do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IF-UERJ). Colaborador no Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor e mestre em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pós-doc em Saúde Pública pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Gori, P., da Costa, W. R. S., & da Silva, V. C. (2021). Nietzsche e as ciências naturais: entrevista com Pietro Gori. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (10), 372–380. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.62905