ALGUMAS LIÇÕES SOBRE O VALOR DA CIÊNCIA A PARTIR DO FENÔMENO DA PÓS-VERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.59055

Resumo

Trata-se de um exame de produções intelectuais relevantes para a compreensão do fenômeno da pós-verdade e dos desafios que impõe sobre a valores e virtudes relacionados ao pensamento e à prática científica. O objetivo central é apresentar abordagens diversificadas para encaminhar uma reflexão sobre alguns problemas de cunho político, filosófico e psicológico suscitados pelas características e consequências de tal fenômeno, bem como pelos fatores que promovem. A partir da definição padrão e de uma definição alternativa para a pós-verdade, defendemos que a atenção aos vieses cognitivos, as teorias da verdade e as atitudes filosófico-científicas seja estratégia imprescindível para lidar com a “metonímia de nossos tempos” de forma intelectual e politicamente responsável.

Biografia do Autor

Leonardo Rogério Miguel, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Laboratório de Cognição e Linguagem/

Centro de Ciências do Homem

Caroline Garcia Gonçalves, Universidade Federal Fluminense Campus Campos do Goytacazes

graduanda em Psicologia

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Miguel, L. R., & Gonçalves, C. G. (2021). ALGUMAS LIÇÕES SOBRE O VALOR DA CIÊNCIA A PARTIR DO FENÔMENO DA PÓS-VERDADE. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (10), 245–265. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.59055