Um mundo sem devastação é possivel: repensar a floresta como conceito, metáfora e espaço compartilhado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.55158

Resumo

Para muitos povos tradicionais, a floresta não é apenas a materialidade formada pelo conjunto de árvores que a compõem: ela inclui também a essência viva dos seres que a habitam. Cada um desses seres (humanos, animais, plantas e, eventualmente, outros) possui sua própria perspectiva sobre a floresta e, por consequência, seu próprio espaço existencial. A  proposta deste ensaio é a elaboração de um conceito de floresta segundo o qual a floresta não é apenas um objeto material, mas refere-se ao fora do próprio mundo, com o qual uma outra dinâmica que não a da predação possa ser estabelecida. Com esse objetivo em vista, em primeiro lugar, investiga-se o conceito de inimigo proposto por Eduardo Viveiros de Castro como contrapartida ao conceito de sujeito ocidental. Em seguida, analisa-se o conceito de limite, proposto por Alexandre Nodari, como contraposição ao conceito de espaço ocidental. Ao tensionar-se os conceitos de inimigo e limite, propõe-se o termo floresta para referir-se a outro modo de relação possível com a sociodiversidade de mundos humanos e a biodiversidade. Por fim, são apresentados os traços gerais da experiência de floresta, na floresta dos yanomani, a partir dos trabalhos de Bruce Albert, François-Michel Le Tourneau e Julia Verdum. Nas considerações finais discute-sea floresta como uma disposição espacial e modo de convívio capaz de “adiar o fim do mundo”.

Biografia do Autor

Luca Provenzano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Filosofia, com uma tese sobre o conceito de floresta (urihi) em D.Kopenawa, na linha de pesquisa em Estética, pelo PPGF-UFRJ - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em "Architectural Design", na linha de pesquisa Urbanismo e Paisagismo, pelo Politecnico di Milano (Itália, 2016), com sanduíche na FAU-USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2015). Graduado em "Scienze dellArchitettura", pela Universitá degli Studi di Palermo (Itália, 2013).

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Provenzano, L., Fragozo, F., & de Oliveira Mendonça, A. L. (2021). Um mundo sem devastação é possivel: repensar a floresta como conceito, metáfora e espaço compartilhado. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (9). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.55158