As ciências da vida e o mundo pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.54660

Resumo

Atendendo aos apelos dos seguidores e estimulado pelo fatídico cenário pandêmico que se impôs, durante os dias 17 e 19 de junho, o Canal no Youtube intitulado Café com Nietzsche, fundado e administrado pelo mestrando Wigson Rafael Silva da Costa, realizou duas livestreaming que traziam como temática central “As ciências da vida e o mundo pós-pandemia”. Para tanto, quatro entrevistados foram convidados a fomentar reflexões e problemáticas que possibilitariam, sobretudo ao grande público, o acesso a uma discussão multidisciplinar e acessível sobre a pandemia da covid-19 e suas implicações científicas, políticas, sociais e econômicas.

Biografia do Autor

Vinícius Carvalho da Silva, Instituto de Medicina Social - niversidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vera Portocarrero, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora do Prociência/FAPERJ. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Possui Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980). Foi pesquisadora e professora convidada do Núcleo de Psiquiatria Social da Colônia Juliano Moreira (1986-1990). Foi Pesquisadora Visitante da Fundação Oswaldo Cruz através do Convênio CNPq/Fiocruz onde atuou como: pesquisadora em Filosofia e História das Ciências Biomédicas na Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, Coordenadora do lado brasileiro do Acordo Internacional de Cooperação em Pesquisa Biomédica entre a (ex)unidade 158 do INSERM de Paris/Fiocruz, professora de História e Filosofia da Ciência do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. É autora, tradutora e organizadora de diversos livros e artigos (nacionais e internacionais) na área de filosofia contemporânea com ênfase nas linhas de filosofia da ciência, epistemologia, história da ciência, ética e filosofia política. Investiga principalmente os seguintes temas: pensamento de Michel Foucault, de Georges Canguilhem, de Martha Nussbaum, de Pierre Hadot, epistemologia, arqueologia, genealogia, conhecimento, ciência, saber, poder, vida, sujeito, verdade, loucura, cuidado de si, metodologia de investigação das ciências, história filosófica da psiquiatria no Brasil (transtornos mentais, prática profissional), história filosófica das ciências biomédicas.

Wigson Rafael da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará (2018). Pertenceu ao Grupo de Teoria Quântica de Campos em Espaços Curvos (GTQCEC), tendo atuado como bolsista sob orientação do Prof. Dr. Luís Carlos Bassalo Crispino (2014). Integrou o Grupo de Pesquisa em Nietzsche e Filosofia Contemporânea (2018-2020), coordenado pelos professores Dr. Roberto de Almeida Pereira de Barros e Dr. Ernani Pinheiro Chaves, atuando nas considerações de Nietzsche acerca do pensamento científico, bem como nas possíveis relações da obra do filósofo alemão com a de filósofos da ciência, tais como: Thomas S. Kuhn, Paul K. Feyerabend e Werner Heisenberg. Mestrando e bolsista do Programa de Pós-graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019), investiga a influência do filósofo natural e jesuíta Ruggero Boscovich na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Augusto Passos Videira. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Gravitação e Teoria Quântica de Campos, Filosofia Contemporânea e História e Filosofia das Ciências.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

da Silva, V. C., Portocarrero, V., & da Costa, W. R. (2020). As ciências da vida e o mundo pós-pandemia. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (8). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.54660

Edição

Seção

Entrevistas